KRKA

Congresso sobre "Inovação e Regeneração em Reumatologia" reúne mais de 500 participantes

Terminou hoje, no CS Palácio de Congressos do Algarve, o XVII Congresso Português de Reumatologia (XVII CPR). O evento, que teve início dia 7 de maio, juntou mais de 500 especialistas. Viviana Tavares, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e presidente da Comissão Científica do evento, refere que foram discutidos "novos avanços em conceitos e orientações terapêuticas que podem modificar o curso de várias doenças e contribuir para uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes reumáticos".

Dos três cursos que antecederam o programa oficial do Congresso, Viviana Tavares destaca o que foi dedicado "à referenciação eficiente dos doentes reumáticos, particularmente dos casos de artrite inicial, pela importância que tem uma colaboração estreita e efetiva entre as especialidades de Medicina Geral e Familiar e de Reumatologia".

Na sua mensagem de boas-vindas, Pimentel dos Santos, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e presidente da Comissão Organizadora do XVII CPR, salienta que o evento procurou proporcionar "momentos de adequada informação e de intenso debate entre todos os participantes. A melhor compreensão dos mecanismos fisiopatológicos, a apresentação de novos critérios de diagnóstico e a promoção de uma abordagem terapêutica individualizada" estiveram subjacentes "a todos os tópicos do programa".

"A Reumatologia é cada vez mais uma Especialidade Médica aberta à Inovação, assumindo-se estes aspetos como fulcrais, não só para a obtenção da remissão, mas também da Regeneração fomentando-se, assim, a manutenção da qualidade de vida dos doentes reumáticos" acrescenta.

Além da "esmagadora maioria dos Reumatologistas portugueses", o secretário-geral da Sociedade refere que a reunião contou com "Reumatologistas convidados Brasileiros, Espanhóis e Franceses e com Especialistas Nacionais de outras áreas", destacando "a importância da abordagem multidisciplinar destas doenças".

Simpósio 2015
No decorrer do XVII CPR, foi anunciado por Viviana Tavares que é já conhecida a data e local do próximo Simpósio organizado pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Este evento terá lugar nos dias 15 e 16 de maio de 2015, na cidade da Covilhã.



Podem ser consultadas várias fotografias do XVII Congresso Português de Reumatologia AQUI.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda