Congresso sobre "Inovação e Regeneração em Reumatologia" reúne mais de 500 participantes

Terminou hoje, no CS Palácio de Congressos do Algarve, o XVII Congresso Português de Reumatologia (XVII CPR). O evento, que teve início dia 7 de maio, juntou mais de 500 especialistas. Viviana Tavares, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e presidente da Comissão Científica do evento, refere que foram discutidos "novos avanços em conceitos e orientações terapêuticas que podem modificar o curso de várias doenças e contribuir para uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes reumáticos".

Dos três cursos que antecederam o programa oficial do Congresso, Viviana Tavares destaca o que foi dedicado "à referenciação eficiente dos doentes reumáticos, particularmente dos casos de artrite inicial, pela importância que tem uma colaboração estreita e efetiva entre as especialidades de Medicina Geral e Familiar e de Reumatologia".

Na sua mensagem de boas-vindas, Pimentel dos Santos, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e presidente da Comissão Organizadora do XVII CPR, salienta que o evento procurou proporcionar "momentos de adequada informação e de intenso debate entre todos os participantes. A melhor compreensão dos mecanismos fisiopatológicos, a apresentação de novos critérios de diagnóstico e a promoção de uma abordagem terapêutica individualizada" estiveram subjacentes "a todos os tópicos do programa".

"A Reumatologia é cada vez mais uma Especialidade Médica aberta à Inovação, assumindo-se estes aspetos como fulcrais, não só para a obtenção da remissão, mas também da Regeneração fomentando-se, assim, a manutenção da qualidade de vida dos doentes reumáticos" acrescenta.

Além da "esmagadora maioria dos Reumatologistas portugueses", o secretário-geral da Sociedade refere que a reunião contou com "Reumatologistas convidados Brasileiros, Espanhóis e Franceses e com Especialistas Nacionais de outras áreas", destacando "a importância da abordagem multidisciplinar destas doenças".

Simpósio 2015
No decorrer do XVII CPR, foi anunciado por Viviana Tavares que é já conhecida a data e local do próximo Simpósio organizado pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Este evento terá lugar nos dias 15 e 16 de maio de 2015, na cidade da Covilhã.



Podem ser consultadas várias fotografias do XVII Congresso Português de Reumatologia AQUI.

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã