KRKA

A Consulta do Pé Diabético nas USF: uma valência que ajuda a «prevenir amputações»

"Prestamos cuidados na patologia ulcerativa, mas também na pré-ulcerativa", explica Paulo Ramos, enfermeiro na USF Corino de Andrade e vice-presidente da APTFeridas.

Na sua opinião, o trabalho desenvolvido no âmbito de uma Consulta do Pé Diabético é ainda mais importante neste momento, em plena pandemia, sublinhando que "as amputações minor e major só podem ser prevenidas se se estiver atento à saúde dos pés dos diabéticos".

O especialista em feridas não tem qualquer dúvida: "Todas as USF deveriam apostar na remoção das calosidades, no tratamento das onicogrifoses, no ensino do corte da unha, na avaliação da sensibilidade do pé...."

Esta valência tem outra mais-valia, a corresponsabilização do doente: “Procuram-nos à mínima alteração, acabando assim por gerir melhor a sua patologia. Anteriormente, não tinham tanta noção dos cuidados que se devem ter diariamente e a que sintomas ou sinais devem estar atentos.”


Paulo Ramos

Paulo Ramos reconhece que este trabalho na USF é facilitado pela existência de equipamentos e não apenas pela formação dos profissionais nesta área, por isso, é com muita apreensão que vê que nem todas as unidades têm condições para fazer este trabalho:

“A Norte há menos amputações por se apostar mais nestes cuidados. Seria importante que todos os diabéticos tivessem acesso a estas consultas nos cuidados de saúde primários, sendo, por isso, necessário disponibilizar equipamentos. Os custos iniciais são muito menores do que os associados às complicações do pé diabético.”

Feridas: uma área “muito esquecida”  


Para Paulo Ramos, é óbvio que a prevenção da doença e a promoção da saúde "continuam a ser um parente pobre”. Contudo, especificamente no que às feridas diz respeito, considera que o cenário ainda é mais desanimador e preocupante: 

“É muito esquecida, não se lhe dá a devida atenção e nem sempre existe um continuum nos cuidados, com as consequências que daí advêm. Com meios e formação, pode-se e deve-se iniciar o tratamento nos cuidados de proximidade, o que promove, inclusive, a adesão terapêutica e a mudança de estilos de vida, quer no pé diabético como noutras  patologias que podem provocar feridas.”



Mais do que a redução de custos, "é devolver a qualidade de vida"

A situação agrava-se ainda mais quando essa resposta também escasseia nos cuidados secundários. “Os doentes andam um pouco perdidos no sistema, podendo comprometer a sua recuperação. Sou formador pela APTFeridas e pela Comissão de Feridas da ARS Norte e uma colega contou-nos que tinha uma doente, com 90 anos, que já tinha uma ferida há 50 anos e que, após aplicar o que aprendeu com a nossa equipa, conseguiu que a mesma cicatrizasse em apenas 9 meses."

E sublinha: "Repare-se na diferença que fez investir-se na formação e no tratamento das feridas...  Não se trata apenas de custos diretos e indiretos, mas principalmente de devolver a qualidade de vida a esta senhora...”

São precisamente estas histórias que levam Paulo Ramos a defender cada vez mais a capacitação dos enfermeiros, e também dos médicos, assim como a criação de centros de excelência:

“Mesmo quando há resposta nos CSP, existem situações clínicas que exigem seguimento no hospital, mas aí falham as respostas. A solução tem que passar necessariamente pela criação de centros de excelência, como acontece na maioria dos países europeus, que contam com equipas multidisciplinares para ajudar o doente com ferida.”



"Temos uma noção global do que se passa com o doente”

Espcificamente quanto ao papel dos enfermeiros nesta área, Paulo Ramos considera que são cada vez mais solicitados. “Existe um maior reconhecimento do nosso papel interpares e mesmo a nível interprofissional, pedindo-se apoio a quem se sabe ter experiência.”

E acrescenta: “O enfermeiro com formação pós-graduada em feridas tem cada vez mais um papel pivô nas equipas multidisciplinares, sendo muitas vezes quem faz a articulação com os restantes elementos da equipa. Temos uma noção global do que se passa com o doente.”

Pandemia: "Não estamos parados"

À semelhança de tantos colegas de outras unidades, Paulo Ramos desdobra-se em mil e uma tarefas covid e não covid, manifestando alguma frustração por ver que há quem pense que não estão a fazer nada.


“Eu e os meus colegas – e não apenas os enfermeiros – estamos assoberbados com muitas responsabilidades, que passam por tudo o que diga respeito à covid-19, como a plataforma Trace-covid e respetivos contactos diários, assim como pela vacinação das crianças, a vacina da gripe ou o acompanhamento na Saúde Materna e na Saúde Infantil, entre outras. Não estamos parados!”



"Não abandonamos ninguém"

É, assim, com alguma desilusão que ouve utentes a queixarem-se de que foram abandonados. “Aconteceu-me no outro dia... Isto é muito complicado, porque tivemos, inclusive, autoridades de saúde a indiciarem que não estamos no ativo... Aqui nesta USF até já contactámos as crianças para fazerem as novas vacinas do Plano Nacional de Vacinação, como a do HPV para rapazes!”

No meio da desinformação, o enfermeiro relembra que há também um outro lado da moeda, que o ajuda a “levar o barco” para a frente: “Ouvimos constantemente os doentes covid, que contactamos todos os dias, a elogiar o nosso trabalho. Isso é gratificante. Podemos estar limitados no que fazemos, mas não abandonamos ninguém e seria importante passar essa mensagem à população.”

Círculo de Feridas: "Um arranque absolutamente fenomenal"

Com o propósito de amplificar a partilha de "conhecimento na área da Prevenção e Tratamento de Feridas", a APTFeridas lançou há dias um novo projeto. Intitulado Círculo de Feridas, reúne mensalmente alguns especialistas para, de forma gratuita e online, partilharem a sua experiência e promoverem um "confronto de ideias e disseminação de informação".



O enfermeiro, que é membro do Conselho da EWMA - European Wound Management Association e tem um Mestrado em “Feridas e Viabilidade Tecidular” pela Universidade Católica do Porto, classifica este primeiro webinar como "um arranque absolutamente fenomenal" e percebe-se desde logo porquê. O debate chegou a reunir mais de 300 participantes em direto.

Por outro lado, na reunião foi lançado, "em primeiríssima mão", o White Paper "Abordagem à pessoa com lesões de pele associadas à humidade", da autoria do grupo de peritos da APTFeridas.



Jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda