KRKA

"Controvérsias e Novas Fronteiras da Retina" debatidas nas Jornadas Internacionais de Oftalmologia

Têm início amanhã, e prolongam-se até dia 21 de junho, as XXIV Jornadas Internacionais de Oftalmologia, que este ano abordam a temática “Controvérsias e Novas Fronteiras da Retina”. O evento, presidido por Joaquim Neto Murta, realiza-se em Coimbra, no auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HUC-CHUC).

Em comunicado, o CHUC refere que o "enorme desenvolvimento tecnológico e farmacológico nesta área da Oftalmologia repercute-se  em novas formas de diagnóstico e tratamento". E é acrescentado: "Abordar e discutir inovações tecnológicas importantes na retina, vai possibilitar,  num futuro próximo, um melhor diagnóstico e seguimento de doentes com patologia da retina, terapias de futuro nomeadamente terapias génicas bem como tratamento de duas doenças muito importantes, e extremamente frequentes, principais causas de cegueira nos países desenvolvidos: a retinopatia diabética e a degenerescência macular relacionada com a idade."

No mesmo documento, é salientado que o Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra é, "desde há longa data, referência nacional e internacional nestas áreas, e juntamente com a Faculdade de Medicina (IBILI), o ICNAS e o AIBILI, está envolvido, com outros Centros Internacionais, em projetos de grande impacto científico e atualidade estudando aspetos relevantes destas patologias".

Na reunião estarão nomes reconhecidos e respeitados em todo o mundo, autores de inúmeros trabalhos inovadores na investigação destas áreas como os professores José Ruiz-Moreno e Alfredo Layana (Espanha), Kerstin Nagel Wolfrum (Alemanha), Noemi Lois (Irlanda), Michel Pasques (França), Peter Campochiaro e Gregory Hageman (EUA).

Estarão também presentes as "mais altas estruturas da Oftalmologia Nacional, que  participarão de uma forma muito ativa no evento", e terá lugar a apresentação, pelo professor Cunha-Vaz, da prestigiada conferência “Mildred Weisenfeld Award Lecture”.

No  dia 20 de manhã realiza-se o Curso EUPO sobre Descolamento da Retina, de especial importância na formação de Internos de Especialidade e atualização de Especialistas, que contará com a participação de Oftalmologistas de todo o País, líderes científicos nesta área.

Durante a manhã do dia de hoje já se realizou a reunião do VICT, consórcio formado este ano entre o CRIO de Oftalmologia do CHUC, IBILI, AIBILI e ICNAS, com a finalidade de "trabalhar em parceria na investigação translacional da visão e imagem, visando também a promoção de financiamento nacional e internacional a projetos de investigação".

O programa completo das Jornadas pode ser consultado AQUI.

Contactos
SECRETARIADO:
CRIO dos CHUC – EPE
Gabriela Figueiredo
Tel.: 239 701 182 | Fax: 239 826 665
E-mail: gabriela@huc.min-saude.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda