KRKA

«Conversas de Psicologia» sobre o envelhecimento ativo

No âmbito do 2º Congresso Nacional "Conversas de Psicologia" vai realizar-se a 1ª Conferência Internacional de Envelhecimento Ativo. Esta é a grande novidade do evento, que decorre nos dias 4 e 5 de novembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, e que conta com a participação de prestigiados investigadores e docentes de universidades portuguesas, brasileiras, espanholas, holandesas, irlandesas e suecas.

“Será a idade um fator de risco para a doença mental?” é um dos temas que será abordado na reunião, e que terá a intervenção do psiquiatra Horácio Firmino. No painel dedicado ao "Envelhecimento ativo", moderado por Marcia Regina Medeiros Veiga, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil, os oradores desenvolverão temas como "Animação Sociocultural e Gerontologia: técnicas e recursos para um envelhecimento ativo" e “Os significados da dança e da expressão corporal no processo de envelhecimento.”

Realiza-se ainda outra sessão, moderada por Pedro Belo, da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra, que estará focada particularmente no papel da Psicologia no processo de envelhecimento.



O programa do evento contempla também a abordagem de vários outros temas. É o caso, nomeadamente, de uma sessão focada na "Psicologia nas alergias alimentares", onde os intervenientes irão discutir aspetos relacionados com a alergia alimentar durante a infância, problemas psicossociais associados à alergia alimentar, a prevalência, diagnóstico e tratamento das alergias alimentares e as implicações no seio familiar em casos de alergia alimentar.

Do programa fazem ainda parte temas como a Psicologia em contexto escolar, a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Psicologia em Portugal, a Psicologia, reprodução e fertilidade.

O evento é organizado pela Associação Portuguesa Conversas de Psicologia (uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a "investigação, a formação, a divulgação e a promoção de aspetos fundamentais do desenvolvimento humano"), em parceria com a Psicofix e a Ordem dos Psicólogos. A iniciativa conta ainda com o apoio de mais de uma dezena de empresas e entidades, como as universidades de Coimbra e de Valência, o Instituto Superior Miguel Torga e a RUTIS - Associação Rede de Universidades da Terceira Idade.

À semelhança do primeiro congresso, que distinguiu Carlos Amaral Dias com o prémio Carreira, este ano vai ser galardoado José Pinto Gouveia, professor catedrático na Faculdade de Psicologia de Coimbra.

Para mais informações:
Telm.: 912387657
Email: 2cncdp@gmail.com
http://2cncdp.wedge.pt/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda