Coordenar o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias é «um enorme desafio»

Rui Costa assumiu a coordenação do GRESP - Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) em abril do ano passado. Em entrevista à Just News, revela alguns dos projetos que estão em curso e afirma que pretende "dar seguimento e sustentabilidade ao excelente trabalho que foi desenvolvido ao longo destes 10 anos".

Melhoria dos cuidados de saúde prestados à população

Na sua opinião, a importância do GRESP "revela-se através do seu papel essencial e fundamental na formação médica contínua, na atualização científica, na elaboração de recomendações, de consensos, de pareceres técnicos e patrocínios científicos, na estimulação da investigação em doenças respiratórias no âmbito da MGF". Simultaneamente, contribui para a "melhoria da abordagem, tratamento e seguimento dos utentes com patologia respiratória no âmbito dos CSP".

E acrescenta: “O GRESP também propicia o contacto, a comunicação e o encontro entre profissionais de saúde motivados pelos problemas relacionados com as doenças respiratórias, com vista à melhoria contínua da qualidade da prática médica quotidiana e da realização profissional dos especialistas em MGF e, consequentemente, dos cuidados de saúde prestados à população.”



Grupo sustentável e muito dinâmico

De acordo com Rui Costa, atualmente, existem inúmeros projetos que estão em curso. O GRESP pretende dar continuidade ao Curso de Doenças Respiratórias na Escola de Outono da APMGF e ao Curso Pós-graduado de Doenças Respiratórias, em parceria com a Universidade do Minho, elaborar um Curso de Doenças Respiratórias Agudas para a Escola de Primavera da APMGF, estar presente com oficinas temáticas eminentemente práticas, ou conferências, nomeadamente, no Encontro e no Congresso Nacional da APMGF.

Está em andamento a criação de um curso de e-learning em doenças respiratórias e o lançamento de três prémios durante o ano de 2016 para os melhores trabalhos em doenças respiratórias, asma e DPOC no âmbito dos CSP. Está ainda em análise o lançamento do programa educacional “Rising Stars”, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Novartis, destinado a jovens especialistas em MGF e internos do último ano, e o estabelecimento de parcerias formativas com a SPP e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Entre outros projetos em desenvolvimento, decorre a preparação de uma mesa conjunta com a Sociedade Respiratória Espanhola em Atenção Primária (GRAP) sobre asma, no XXIII World Conference of Asthma 2016, em Madrid, e a coorganização da 9ª Conferência Mundial da International Primary Care Respiratory Group (IPRCG), evento que realizar no Porto, em 2018.

Rui Costa refere ainda a divulgação nacional do Pocket Guide de Cuidados Respiratórios Domiciliários, em parceria com a SPP e a Praxair, a divulgação dos folhetos educacionais do GRESP, a realização de parcerias organizacionais de índole educacional para a população e a remodelação do site “Respirar mais”, do GRESP.



Jornadas com participação "muito superior" à do ano passado

Nos dias 29 e 30 de janeiro têm lugar as 3.as Jornadas do GRESP, com o lema “InovAR e melhorAR em equipa”. Rui Costa espera que estas Jornadas “possam corresponder às legítimas expectativas dos participantes e que sejam um importante e útil marco formativo, de debate e de partilha de experiências, entre profissionais de cuidados de saúde primários, na área dos cuidados respiratórios”.

“Atendendo às características desta reunião e ao papel formativo do GRESP como núcleo da APMGF, esperamos contar com uma grande adesão e um elevado número de participantes, muito superior aos da edição anterior”, sublinha. O programa pode ser consultado aqui.



A entrevista completa com Rui Costa pode ser lida no Suplemento Especial do Jornal Médico de janeiro, dedicado inteiramente ao 10º aniversário do GRESP e que conta com a participação de variados especialistas deste Grupo de Estudos, mas também de outras entidades, que dão o seu testemunho sobre a importância do projeto.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda