Criação do CRI de Saúde Mental da ULS do Arco Ribeirinho «é indicativo da robustez desta equipa»
"Acreditamos que esta nova forma de organização trará satisfação acrescida à equipa, que se refletirá nos cuidados de saúde a prestar", afirma Gláucia Lima, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) do Arco Ribeirinho.
No Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala hoje, a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) destaca o facto do seu Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, sob a direção de Gláucia Lima, ter sido um dos serviços selecionados para criação de um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Saúde Mental. Uma decisão tomada "ao abrigo Portaria n.º 73/2024 de 29 de fevereiro, que identificou 15 serviços de saúde mental a nível nacional, para desenvolvimento de projetos piloto, com a duração de 10 meses".
Segundo a psiquiatra, a escolha por parte da Comissão Nacional de Políticas de Saúde Mental em selecionar o Departamento que dirige para integrar este projeto "é indicativo da robustez e prestígio que esta equipa vem demonstrando através da inovação, diferenciação técnico-científica e aproximação às necessidades da comunidade em que se insere”.
Gláucia Lima
O Centro de Responsabilidade Integrado de Saúde Mental da ULSAR, já está implementado e a funcionar desde junho último, é descrito como "uma estrutura orgânica de gestão intermédia que visa potenciar a prestação de cuidados de saúde, melhorando a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade, eficácia e eficiência dos recursos aplicados, contribuindo para maior satisfação dos doentes e dos profissionais".
A equipa multidisciplinar integra médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares de saúde, assistentes técnicos, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogos e administrador hospitalar, num total de 64 elementos.
Gláucia Lima salienta ainda que, no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, cujo tema é a Saúde Mental no Trabalho, "o sucesso das organizações depende do bem-estar e satisfação dos colaboradores, essencial para uma prestação de cuidados adequada".