Cepheid Talks

Crónicas do Coração apresentado no Congresso Novas Fronteiras em Cardiologia

Crónicas do Coração é o título do livro que foi apresentado este sábado, em Óbidos, pelo cardiologista Jadelson Andrade e no qual o médico relata a sua amizade com Jorge Amado e Zélia Gattai e conta momentos desconhecidos do grande público da biografia de Jorge Amado, desde o seu enfarte, aos últimos anos, passando pelas viagens e pelo convívio com os amigos.

“A mensagem de que a amizade, a fantasia, o carinho entre pessoas, o encantamento com coisas simples, transformados em momentos maravilhosos e inesquecíveis, ainda existem pode ser encontrada na leitura de Crónicas do Coração”, afirma o autor em declarações à Just News.

Jadelson Andrade conta que resolveu escrever este livro após fazer uma reflexão sobre os anos de convívio com Jorge Amado e Zélia Gattai, inicialmente como médico e, depois, como "grande amigo".


Jadelson Andrade com Fausto Pinto e Fernando de Pádua, durante o Congresso Novas Fronteiras em Cardiologia, que decorre em Óbidos até domingo

“Ter comigo um grande acervo de informações privilegiadas acerca desta relação que envolveu outros amigos comuns, como os artistas plásticos Carybé e Calasans Neto, fez com que decidisse fazer uma pausa nas minhas publicações científicas e transformar todo este material em livro”, conta.

De acordo com o cardiologista, o livro descreve, sob a forma de crónica, "o relacionamento médico/paciente com Jorge Amado, a evolução dos seus problemas de saúde desde o início, quando foi acometido de um enfarte agudo do miocárdio, até à sua morte, 10 anos depois".

E acrescenta: "Fala, sobretudo, sobre a relação de amizade muito forte que surgiu, durante esse período, que se traduziu em um intenso convívio envolvendo a família Amado, amigos comuns da Bahia, no Brasil e no mundo, entre eles o ex-presidente de Portugal Mário Soares."

Refere ainda que esta relação "permitiu diversas viagens e divertidas aventuras por terra, por céu e por mar. Revisitámos juntos os diversos lugares onde Jorge Amado escreveu os seus famosos livros, que estão descritos de forma divertida em Crónica do Coração.”

O livro, que foi lançado, no Brasil, no final de outubro de 2017, traz também textos inéditos de Jorge Amado, sob a forma de cartas, artigos e comentários, e conta com um prefácio de Paloma Amado, filha de Jorge Amado, e de mãe Stella de Oxossi, maior Yalorixa do Brasil.



Jadelson Andrade é superintendente do Hospital da Bahia e diretor do Serviço de Cardiologia da referida instituição, professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, tendo assumido a liderança da Sociedade Brasileira de Cardiologia entre 2012 e 2013.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda