Saúde respiratória na área dos CSP: Jaime Correia de Sousa tomou posse como presidente do IPCRG
Jaime Correia de Sousa, fundador do GRESP - Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), tomou posse, no passado fim de semana, como presidente do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG).
Em declarações à Just News, o médico de família na USF Horizonte e professor auxiliar convidado da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, explica a importância do cargo para "um reforço ainda maior da posição da MGF portuguesa na rede internacional de cooperação que constitui o IPCRG".
A tomada de posse de Jaime Correia de Sousa teve lugar dia 28 de maio, durante a 8ª Conferência Mundial do IPCRG, realizada em Amesterdão, evento que contou com a presença de uma significativa representação do GRESP. Na ocasião, apresentou a próxima conferência mundial do IPCRG, que terá lugar em Portugal, na cidade do Porto, de 30 de maio a 2 de junho de 2018.
Considera o presidente do IPCRG que, com a "participação ativa dos elementos portugueses no IPCRG, com a realização da 9ª Conferência Mundial no Porto e com a minha presidência, os médicos de família portugueses e os elementos do GRESP terão oportunidades únicas de se integrarem nas atividades de investigação dos diferentes grupos de trabalho do IPCRG".
Na sua opinião, tal pode e deve-se refletir "na realização e publicação de trabalhos de investigação, desenvolvimento de teses académicas e participação em actividades de educação profissional contínua". Jaime Correia de Sousa acrescenta que "a forte aposta no desenvolvimento de cooperação com o Brasil e a América Latina trará igualmente interessantes possibilidades de actividades conjuntas.
Para Rui Costa, coordenador do GRESP, "a tomada de posse do Prof.º Dr.º Jaime Correia de Sousa como presidente do IPCRG é um importante marco histórico e constitui uma honra e um privilegio para Portugal, a APMGF, o GRESP e todos os médicos de cuidados de saúde primários. E surge, naturalmente, como corolário do seu trabalho e desempenho individual na área dos cuidados respiratórios".
Jaime Correia de Sousa e Rui Costa.
Afirma também à Just News o responsável do GRESP que "o prestigio desta presidência resulta do valor e do trabalho desenvolvido pelo GRESP e pelos seus membros na área das doenças respiratórias, no âmbito dos cuidados de saúde primários ao longo dos últimos anos, no qual o Profº Dr. Jaime Correia de Sousa teve um papel determinante na sua dinamização, afirmação, êxito e projecção nacional e internacional".
Relativamente ao GRESP, é descrito como "um ativo e dinâmico grupo de estudos em doenças respiratórias da APMGF, reconhecido nacional e internacionalmente, com um importante papel formativo e um indispensável interlocutor e impulsionador ao nível da Medicina Geral e Familiar da implementação de boas práticas na área respiratória".