Cuidados Continuados e Paliativos: FMUC coloca «o idoso no centro do cuidado»

"O idoso no centro do cuidado: respostas e soluções" é o lema do I Congresso Internacional Cuidados Continuados e Paliativos, que se realiza nos dias 27 e 28 de março de 2020.

O evento é organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), através do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Cuidados Continuados e Paliativos (CEDCCP).


Marília Dourada

"Mostrar o que tem sido o nosso trabalho"

Segundo Marília Dourada, docente da FMUC e membro da Comissão Organizadora, este encontro "acaba por ser o culminar do trabalho que vem sendo desenvolvido no 
âmbito quer do CEDCCP, quer do Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos da nossa Faculdade".

Adianta ainda que "havia necessidade de, por um lado, mostrar um pouco daquele que tem sido o nosso trabalho - dos docentes, mas também dos estudantes que têm passado por esta formação". E, por outro lado, "porque cada vez mais, estas questões ligadas aos cuidados continuados e paliativos estão na ordem do dia".

O programa do evento está dividido em dois grandes temas. No primeiro dia é dedicado a questões sobre o idoso e inclui o testemunho do ator Ruy de Carvalho, “que apesar da sua idade é alguém muito ativo”.  No dia seguinte o foco são os cuidados paliativos, destacando-se um debate sobre o uso da cannábis para fins medicinais.

"Não é falar só e apenas de pessoas que estão a morrer"

Marília Dourada faz também questão de passar a mensagem de que "falar de cuidados paliativos não é falar só e apenas de pessoas que estão a morrer".

Na sua opinião, "há outras estratégias, há outras respostas, há outras possibilidades, sobretudo no que se refere ao controlo do sofrimento, ao alívio sintomático e à promoção do conforto, do bem-estar e, porque não dizê-lo, da felicidade - dentro do que é possível - da restante vida, quer dos doentes, quer das suas famílias".



São aguardados cerca de 150 participantes no I Congresso Internacional Cuidados Continuados e Paliativos da FMUC, evento que é dirigido a todos os profissionais, estando também aberto a outras pessoas interessadas nos temas em debate.

O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


II Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar