Cuidados Integrados: «A apresentação de trabalhos na ICIC25 é uma oportunidade única»

É a primeira vez que Portugal vai acolher uma Conferência Internacional sobre Cuidados Integrados (ICIC). Percebe-se, assim, o motivo que leva Adelaide Belo, presidente da Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), a "convidar todos os interessados no tema a apresentarem trabalhos neste evento único".

Em declarações à Just News, a médica refere que, "tendo em conta edições anteriores, nomeadamente as realizadas em Barcelona e S. Sebastian, contamos ter connosco entre 1200-1500 participantes". E oriundos de áreas muito diversificadas, conforme salienta: "Da saúde, social, autárquica, academia, associações de doentes empresas de consultadoria e de tecnologia e outras, oriundos maioritariamente do Reino Unido, países nórdicos, Espanha, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e cada vez mais Singapura e China."

Na sua opinião, este evento será "uma oportunidade única nos dois sentidos – projetar o que se faz de grande qualidade e a todos os níveis em Portugal, na área da Integração de Cuidados, e ter acesso a um vasto conjunto de peritos mundiais e de outras pessoas que, nas suas instituições, desenvolvem estratégias que promovem a continuidade a coordenação e a centralidade dos cuidados".

E acrescenta: "Posso garantir que é uma experiência única a imersão nesta temática, durante estes 3 dias, e constatar que há um movimento universal para a Integração de Cuidados, enquanto caminho para a melhoria da prestação dos cuidados e a sustentabilidade dos sistemas de saúde e ambiental."

Adelaide Belo chama a atenção, contudo, para o prazo limite de submissão de resumos, "que está previsto terminar no final deste mês, podendo ser consultada mais informação aqui".


Adelaide Belo


Trabalhos de muitas áreas, da Academia à prática no terreno

Quanto ao conteúdo dos trabalhos a apresentar, Adelaide Belo refere que, tendo em conta a sua experiência de participação nas ICIC há já alguns anos, "a diversidade dos participantes tem-se alargado ao longo dos tempos".

Assim, indica que, para além de médicos e enfermeiros, participam cada vez mais outros profissionais de saúde, "tais como fisioterapeutas, terapeutas da fala, nutricionistas etc, toda a área social, da gestão – administradores destas instituições, área autárquica, enquanto fatores críticos de sucesso nas determinantes em saúde e cada vez mais associações de doentes".

E não só. Também há, naturalmente, espaço para trabalhos teóricos da Academia, "enquanto estudo estruturado das estratégias mais eficientes e que acrescentam valor em saúde".

Por outro lado, "e não menos importante", Adelaide Belo destaca "a presença das empresas com soluções inovadoras, quer de processos organizacionais, quer de tecnologia que alavanca o trabalho desenvolvido no terreno".

O reconhecimento do "caminho que Portugal tem feito"

Promovida anualmente pela International Foundation for Integrated Care, a ICIC vai contar, em 2025, com a organização conjunta da PAFIC, um trabalho que já começou a ser desenvolvido há algum bastante tempo, conforme lembra Adelaide Belo: "Há dois anos que começámos a preparação desta conferencia e é com muito entusiasmo e expectativa que a equipa local tem desenvolvido esforços para que seja um sucesso."

Faz ainda questão de lembrar que a iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República de Portugal, tem como co-anfitrião a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o apoio científico da Escola Nacional de Saúde Pública da UNL. E não só. "Já temos inúmeros apoios de Associações, Escolas e outras instituições."

Não é também de menor importância o facto do ICIC25 se realizar Portugal, pois, segundo Adelaide Belo, "a ICIC tem sempre muitos países interessados na sua realização, porque é uma conferencia muito prestigiada, e as instituições locais aproveitam para reforçarem o desenvolvimento de estratégias em curso".

Assim, quando foi apresentada a candidatura, "naturalmente que tínhamos concorrência. Acontece que um dos critérios da IFIC é precisamente que, no país a escolher, esteja algo a acontecer nesta área. Pode-se, assim, dizer que a candidatura de Portugal foi selecionada tendo em conta o caminho que Portugal tem feito no sentido da Integração de Cuidados".




"Synergesing Health and Care – Leveraging Integrated Care for a Sustainable Future" é o lema do evento, "cujos subtemas a tratar estão relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que mais diretamente intercetam com área da integração de cuidados".

Deixando o convite à participação de todos os intervenientes na saúde com interesse no tema, Adelaide Belo deixa uma última mensagem: "O Movimento Internacional para a Integração de Cuidados não pára!"

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda