Cuidados paliativos: «Entre a cura e a morte... um espaço de vida!»
A AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte organiza, dias 7 e 8 de outubro, o I Encontro "Viver a Vida". Dirigido ao público em geral, em particular a doentes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, estudantes e voluntários, o evento decorrerá na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, subordinado ao lema: "Entre a cura e a morte... um espaço de vida!".
A iniciativa realiza-se no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, assinalado a 8 de outubro e que, este ano, pretende passar a mensagem de que "viver e morrer com dor não é algo que tenha de acontecer".
Além de diversas questões relacionadas com os cuidados paliativos e a dor, o programa do I Encontro "Viver a Vida" dá também destaque ao papel do voluntariado, contando inclusive com a presença do presidente da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, João António Pereira, na cerimónia de abertura.
A sessão inaugural contará, aliás, com as intervenções de vários especialistas. É o caso de Manuel Lopes, coordenador nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados Continuados Integrados, que estará em representação do ministro da Saúde, e de Isabel Galriça Neto, deputada da Assembleia da República e diretora da Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados do Hospital da Luz, e Luzia Travado, presidente da Int’l Psycho-oncology Society, entre outros responsáveis.
Ao longo dos dois dias, outras das intervenções incidirão em temas como o apoio ao idoso, a prevenção do “Burnout” nos profissionais de saúde, a reconstrução da vida depois de uma adversidade, a institucionalização dos idosos, a preparação para uma reforma ativa, o processo de luto, arte-terapia.
Manuel Luís Capelas, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, e Miguel Borges, cofundador da AMARA e coordenador da Comissão Organizadora do I Encontro VIVER A VIDA, são alguns dos intervenientes na cerimónia de encerramento.
Entre as cerca de quatro dezenas de associações e entidades que vão marcar presença no encontro, estarão entidades como a Acreditar - Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro, Associação Alzheimer Portugal, APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, IPO do Porto e de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
O programa pode ser consultado aqui.


