Cuidados respiratórios no Alentejo: Jornadas da ULSNA destacam a importância da equipa multidisciplinar
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (USNA) vai organizar, em conjunto com a Associação para o Desenvolvimento da Enfermagem do Norte Alentejano, as I Jornadas de Cuidados Respiratórios.
O evento realiza-se em Castelo de Vide, na Fundação Nossa Senhora da Esperança, ao longo dos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, sendo dirigido a profissionais de saúde, em particular, a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos.
"A abordagem do doente com insuficiência respiratória em contexto de urgência e emergência" é um dos temas em debate. Nesta sessão, médicos e enfermeiros partilharão as suas perspetivas no que diz respeito ao Pré-Hospitalar, ao Serviço de Urgência e à Unidade de Cuidados Intensivos.
Reabilitar em equipa o doente respiratório
O programa contempla a realização de uma sessão dedicada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), com intervenções sobre o papel do pneumologista e do técnico de Cardiopneumologia, a Fisiopatologia, a avaliação e prescrição de oxigenoterapia em domicílio e a importância da Nutrição na DPOC.
A importância da equipa multidisciplinar no processo de reabilitação do doente respiratório é o tema central de outra das mesas redondas das Jornadas, onde profissionais de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem desenvolverão os tópicos: "Contributo do enfermeiro especialista em Reabilitação" e "Reabilitação do doente com insuficiência respiratória".
Além de vários workshops, será ainda abordada a situação em Portugal das doenças respiratórias e a realidade específica no Alentejo, os desafios clínicos associados à Ventilação Não Invasiva, o impacto do trabalho por turnos na eficiência respiratória.
Para mais informações:
Serviço de Medicina Interna
Ala Esquerda - Portalegre
jornadascuidadosrespiratorios@gmail.com