Curso de Geriatria aborda "particularidades das patologias que atingem os idosos"

Está agendado para os dias 11 e 12 de abril de 2014 o II Curso de Geriatria, promovido pela Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG), presidida por Manuel Oliveira Carrageta. A formação decorrerá no Auditório do Instituto de Cardiologia Preventiva de Almada (ICPA), no Monte de Caparica.

Em declarações à Just News, Manuel Carrageta, responsável do ICPA, refere que "o grande objetivo do curso é promover a atualização de vários tópicos ligados às particularidades das patologias que atingem os idosos", salientando que "os profissionais de saúde devem estar atentos porque, hoje em dia, a população portuguesa está cada vez mais envelhecida". "É importante alertar para o facto de que determinadas doenças manifestam-se de forma diferente entre os adultos e os idosos", acrescenta.

Ao longo dos dois dias estarão em discussão temas como a confusão mental e agitação no idoso, a deteção precoce das necessidades nutricionais especificas no idoso e a discussão de novas soluções, como tratar a anemia e outros problemas hematológicos mais frequentes no idoso, a sexualidade na pessoa idosa, as causas e tratamento do ombro doloroso no idoso, os cuidados práticos quando o idoso se encontra institucionalizado na casa de repouso.

O programa preliminar pode ser consultado aqui.



Contacto:
Instituto de Cardiologia Preventiva de Almada
Morada: Rua Manuel Tito Morais, 2 Monte da Caparica
2825-146 Caparica, Portugal
mpepe@icpa.pt
http://www.icpa.pt

Imprimir