KRKA

Curso inédito na Europa sobre patologia vulvovaginal: Porto recebeu a 1.ª edição

Ginecologistas, dermatologistas, especialistas de Medicina Geral e Familiar, patologistas, fisioterapeutas e enfermeiros participaram no 1.º curso europeu da International Society for the Study of Vulvovaginal Disease (ISSVD).

Em declarações à Just News, Pedro Vieira Baptista, secretário-geral da ISSVD, sublinha que a multidisciplinaridade representa o espírito da Sociedade. E adianta que “este curso é uma mais-valia não só para especialistas e internos de Ginecologia e Obstetrícia, mas também para outros profissionais que lidam com a patologia vulvovaginal”.



O responsável pela Comissã Científica do evento explica que a intenção foi ser um curso básico, de introdução à patologia vulvovaginal, até porque a ISSVD tem um curso avançado nesta área que acontece de dois em dois anos, durante os congressos mundiais.

“Já existem cursos nestes moldes nos EUA e Canadá e nós propusemo-nos fazer o primeiro fora destes países. Era preciso que corresse bem para garantir que vai haver novas edições, não só na Europa, mas, eventualmente, noutros continentes”, diz o ginecologista e obstetra.


Pedro Vieira Baptista com o atual e ex-presidentes da ISSVD: José Martinez de Oliveira, Libby Edwards, Jacob Bornstein, Mario Preti e Faustino Perez-López

“O objetivo foi dar muita informação aos participantes para diagnosticarem e orientarem os casos de doenças vulvovaginais mais comuns e mais fáceis do dia-a-dia. E, embora não podendo garantir a orientação das situações mais complicadas, pelo menos dar-lhes ferramentas para ficarem habilitados a diagnosticar ou suspeitar deles”, refere.



Marcaram presença no Porto os quatro ex-presidentes da ISSVD (Libby Edwards, Jacob Bornstein, Micheline Moyal-Barraco, e José Martinez de Oliveira) e o atual (Mario Preti), bem como outros oradores reconhecidos na área, entre os quais especialistas que estiveram envolvidos na elaboração de documentos importantes publicados pela ISSVD.



Pedro Vieira Baptista destaca que, no ano da sua jubilação, este foi um momento muito especial para José Martinez de Oliveira, responsável pela Comissão Organizadora, que, há uns anos, enquanto presidente da ISSVD, organizou em Portugal um congresso mundial.


José Martinez de Oliveira e Pedro Vieira Baptista

A nova Direção da ISSVD tomará posse em setembro de 2019, no final do Congresso Mundial, que terá lugar em Turim e que será particularmente importante, já que assinala a 25.ª edição. Pedro Vieira Baptista irá manter-se como secretário-geral desta sociedade científica.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda