Debate sobre a visão em Portugal: Desenvolver «potencialidades dos vários setores profissionais»
A Associação Internacional Lions comemora, em 2017, cem anos de "envolvimento comunitário e cooperação internacional". Em Portugal, e no âmbito deste centenário, a Fundação dos Lions de Portugal vai realizar o Fórum "A Visão em Portugal", que decorrerá em fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
De acordo com o organizador do evento e assessor para a Visão da Lions, o imunoalergologista Carlos Nunes, o Fórum terá a participação de "representantes da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, de instituições universitárias ligadas ao ensino da Oftalmologia, de eminentes professores de Oftalmologia, de associações de doentes com doença da visão e de personalidades nas estruturas hospitalares".
O Fórum tem como objetivo promover "um profícuo diálogo sobre a problemática da saúde ligada à visão e sobre a necessidade de serem desenvolvidas capacidades estratégias e potencialidades dos vários setores profissionais e dos doentes envolvidos na problemática da Visão".

A entrada é livre e aberta, "sendo útil e desejável a participação com ideias, que visem trazer benefício a toda a população que, de alguma forma, sofre de problemas de Visão", acrescenta Carlos Nunes.
O programa pode ser consultado aqui.
Ajudar ao desenvolvimento das comunidades
Os Lions Clubes de Portugal, fazem parte integrante da Associação Internacional Lions, "que é a maior Organização Mundial de Clubes de Serviço Voluntário", recorda Carlos Nunes. A Associação Internacional, comemora 2017 um centenário das suas atividades mundiais através de múltiplas ações a nível das comunidades e promovendo a cooperação internacional.
Presentemente existem 45.000 Clubes espalhados por 205 países e regiões do Mundo, totalizando 1,3 milhões de membros. A Associação Internacional de Lions desenvolve vários projetos na área da saúde, ambiente, cidadania, etc., constituindo também, como um dos objetivos, "ajudar o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridos".
Em consequência, e nesse contexto, tendo como um dos grandes objetivos internacionais o projeto internacional "Sight First", realiza-se em Portugal o Fórum sobre "A Visão em Portugal", a realizar no dia 11 de fevereiro.



