Debater a hipertensão arterial e insuficiência cardíaca «numa perspetiva prática»

Dia 6 de janeiro realiza-se, na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa, o simpósio "Hipertensão arterial e insuficiência cardíaca - Estado da arte 2017". De acordo com Luiz Menezes Falcão, "pretende-se que os assuntos sejam abordados numa perspetiva prática", sendo a reunião particularmente dirigida a internos e especialistas de Cardiologia e Medicina Interna.

Contudo, acrescenta o cardiologista do Hospital Universitário de Santa Maria e professor da FMUL, o Simpósio está também "aberto aos médicos de Medicina Geral e Familiar, bem como a todos os médicos de qualquer formação, alunos de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa ou da Faculdade de Ciências Médicas e profissionais de saúde interessados nestes temas".

A sessão de abertura terá as intervenções de Carlos Neves Martins, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, e de Francisco George, diretor-geral da Saúde, bem como de Luiz Menezes Falcão.


"Avanços no tratamento dos aneurismas tóraco-abdominais da aorta" e "Epidemiologia da insuficiência cardíaca em Portugal" são os temas das conferências que serão a seguir proferidas, respetivamente, por Fernandes e Fernandes, diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Maria-CHLN, e por Francisco George. Ainda durante a manhã, Maria-Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular (iMM) da Universidade de Lisboa, será a palestrante da conferência "Células estaminais na insuficiência cardíaca".
 
 

Ao longo do dia, o intenso programa contempla a abordagem de variados temas. É o caso de "Implantação valvular aórtica percutânea – selecção e resultados", a cargo do cardiologista de intervenção Eduardo Infante de Oliveira, "Reabilitação cardíaca - Contribuições para o seu desenvolvimento em Portugal", palestra a ser proferida por Miguel Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, ou "Terapêutica da hipertensão arterial resistente – da farmacologia à desnervação renal e estimulação dos baroreceptores carotídeos", tópico que será desenvolvido por José Mesquita Bastos, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Quanto a Luiz Menezes Falcão, participará como moderador em algumas conferências e desenvolverá ainda o tema: "Tratamento da insuficiência cardíaca crónica – Progressos e esperanças à luz das Guidelines de 2016".

A comissão científica do simpósio é constituída por José Fernandes e Fernandes, Fausto Pinto, Francisco George, José Braz Nogueira e JL Ducla Soares, bem como pelo próprio Luiz Menezes Falcão.



O programa completo pode ser consultado aqui.

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada online aqui.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda