As novas perspetivas sobre «suicídio e comportamentos autolesivos»

“Suicídio e comportamentos autolesivos: Novas perspetivas” é o tema central do XIV Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, que se realiza nos dias 17 e 18 de abril de 2015, na Batalha. O evento é organizado em colaboração com o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria.

Em mensagem dirigida aos especialistas interessados em participar na reunião, o presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, Jorge Costa Santos, salienta que o objetivo é que o simpósio seja "um espaço de ampla reflexão e debate sobre o suicídio, os comportamentos autolesivos e a diversidade das suas expressões. Os enfoques serão múltiplos, contemplando a pessoa, a comunidade, a saúde pública, a escola, a religião, as implicações legais, sem esquecer as questões magnas da prevenção e da pósvenção."

Afirma ainda que o evento é dirigido a todos os profissionais que se interessam pelas temáticas a abordar, nomeadamente médicos de família, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, sociólogos, assistentes sociais, teólogos, professores, jornalistas, estudantes.

O diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria, Cláudio Laureano, recorda que Albert Camus "um dia escreveu que ´existe apenas um único problema filosófico realmente sério: o suicídio`", acrescentando que, "contudo, esta continua a ser a causa de metade das mortes violentas que anualmente ocorrem no mundo inteiro, com quase um milhão de vítimas por ano segundo dados da OMS".

O responsável considera que o evento permitirá a abordagem de "´novas perspetivas` sobre esta tragédia planetária, versando temas que abrangerão áreas desde a prevenção, à religião, à medicina legal, à educação escolar ou à suscetibilidade dos próprios profissionais de saúde".



Contacto: ljdsecretariado@gmail.com

Imprimir



Siga-nos no Instagram