Debater o papel da Epidemiologia «para a saúde em todas as políticas»

A Associação Portuguesa de Epidemiologia e a Sociedade Espanhola de Epidemiologia vão organizar novamente em conjunto, respetivamente, a XXXIV Reunião e o XI Congresso. O evento, subordinado ao tema: "Epidemiologia para a Saúde em Todas as Políticas", terá lugar na Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha, de 14 a 16 de setembro.

A Comissão Organizadora sublinha que o desafio a que se propuseram é de "enorme relevância", pretendendo ser um contributo para que "a ciência e a política deixem de ser espaços desconexos e passem a gerar convergências que nos permitem influenciar as decisões sobre as políticas que afetam a saúde, baseados no melhor conhecimento disponível".

Na opinião dos responsáveis, "trabalhar para a saúde em todas as políticas pressupõe que, de uma forma clara e contundente, defendamos ativamente que os determinantes sociais da saúde tenham um papel protagonista, tanto nas atividades de investigação como nas ações a implementar para melhorar a saúde da população".

Relativamente ao conteúdo programático, é adiantado que "irá adaptar-se para gerar espaços que promovam a reflexão conjunta e crítica sobre, as barreiras e potencialidades que marcam a estratégia da Saúde em Todas as Políticas, e sobre o papel que deve desempenhar a epidemiologia para fazer avançar o seu desenvolvimento".








Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda