Cepheid Talks

Desenvolvimento da investigação em Enfermagem «centrada na melhoria do cuidar»

O Núcleo de Investigação em Enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) organiza, dia 30 de novembro, o Simpósio "Rumos da Investigação em Enfermagem".

A iniciativa é apresentada pela Comissão Organizadora como "uma oportunidade de partilha e reflexão em torno da investigação em Enfermagem, tendo como mote fomentar a reflexão promotora do desenvolvimento da investigação em Enfermagem, centrada na melhoria da prestação de cuidados, e promover a divulgação de resultados de investigação em Enfermagem".



A propósito desta reunião, António Marques, enfermeiro diretor do CHUC, recorda que "a investigação em enfermagem está explicitamente prevista em todos os diplomas legais da profissão, desde a carreira às funções do enfermeiro diretor." E salienta: "Trata-se do reconhecimento da importância de incrementar o desenvolvimento da disciplina de enfermagem, particularmente em linhas de investigação centradas na melhoria da prática de cuidar dos enfermeiros".

Neste sentido, e de acordo com o responsável, "é imprescindível que exista a possibilidade efetiva de investigar sobre a essência do cuidar para além da academia (que produz investigação dirigida às suas prioridades), nos contextos da ação, ou seja, que sejam criadas estruturas dedicadas à investigação em enfermagem nas organizações prestadoras de cuidados, embora seja benéfica a articulação com a academia".

António Marques faz também alusão ao facto da Direção de Enfermagem do CHUC ter vindo a desenvolver "todo um conjunto de atividades tendentes à concretização desta visão", constituindo, em 2012, um Núcleo de Investigação em Enfermagem, composto por 7 enfermeiros, "para promover e realizar investigação, desde a definição das prioridades à orientação e apoio à investigação no CHUC".


Recorde-se que, no Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado em maio, realizou-se o II Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dedicado ao tema: "Benchmarking, inovação e visão". De acordo com António Marques, enfermeiro diretor do CHUC, o evento procurou promover "a partilha de experiências de sucesso, de novos projetos resultantes de iniciativa e criatividade e partilha de perspetivas desafiadoras para o futuro".

O enfermeiro diretor do CHUC adianta que, entre os projetos concretizados pelo Núcleo de Investigação, destaca-se o estudo, "pioneiro em Portugal" e recentemente concluído, sobre a trajetória da funcionalidade dos idosos internados e que será apresentado no Simpósio:

"Este estudo analisou a trajetória funcional das pessoas idosas hospitalizadas e implementou uma filosofia de Cuidado Centrado na Funcionalidade (CCF) como estratégia para promover a capacidade funcional destas pessoas. Esta filosofia tem como objetivo principal o alcance e/ou manutenção do mais elevado grau de independência das pessoas idosas, sendo que os enfermeiros têm um papel central na promoção do potencial desta população."




O Simpósio "Rumos da Investigação em Enfermagem" contará com a presença de investigadores em Enfermagem do nosso país e ligados a várias instituições de saúde e ensino. 

O programa pode ser consultado aqui.

Inscrição:

As inscrições são gratuitas para enfermeiros do CHUC e estudantes de enfermagem. Profissionais de outras instituições: 20€.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda