KRKA

Desfibrilhadores Automáticos Externos de ambulâncias foram utilizados 4.558 vezes no ano passado

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou que, após ao longo dos últimos anos ter desenvolvido "inúmeros esforços para equipar ambulâncias com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE)", as estatísticas de 2013, agora disponíveis, revelam que a utilização deste equipamento contribuiu para que fossem salvas 447 vidas.

Em comunicado, o INEM adianta que os "DAE disponíveis nas ambulâncias do INEM, dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa foram utilizados 4.558 vezes durante o ano de 2013. Destas utilizações, em  532 casos o aparelho recomendou a administração de choque elétrico, sendo que 447 vitimas foram transportadas para uma Unidade Hospitalar com sinais de circulação espontânea."
 
A utilização dos desfibrilhadores permitiu, desta forma, que um número significativo de vidas fossem salvas no próprio local da ocorrência, com recurso ao Suporte Básico de Vida (SBV) e à utilização dos desfibrilhadores por equipas  de  tripulantes de ambulância.

Além  das ambulâncias, colaboraram no socorro às vítimas outros meios de socorro, nomeadamente Viaturas Médicas, ambulâncias de Suporte Imediato de Vida e  Motociclos de emergência médica, sendo que "a utilização dos DAE precocemente por parte das primeiras equipas a chegar ao local, mesmo não sendo médicos, é um fator crítico de sucesso na cadeia de sobrevivência das vítimas de paragem cardiorrespiratória".
 
Ao longo de 2013, o INEM salienta que foram formados cerca de 600 elementos dos Corpos de Bombeiros em SBV e Desfibrilhação Automática Externa, o que a juntar aos operacionais formados em anos anteriores, perfaz um total de cerca de 2.900. Este esforço "resultou do compromisso assumido pelo INEM para uma melhor assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória: reforçar a cadeia de sobrevivência através do aumento da capacidade de desfibrilhação em viaturas de emergência tripuladas por não médicos, neste caso em ambulâncias de emergência/socorro".
 
No âmbito do Programa de Desfibrilhação Automática Externa do INEM circulam, a nível nacional, 558 veículos equipados com DAE, entre ambulâncias próprias do INEM (148) e ambulâncias disponibilizadas e operadas por Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (410).

O alargamento do Programa Nacional DAE a espaços públicos (Centros comerciais, aeroporto, etc.) permitiu igualmente um importante alargamento do acesso do cidadão à desfibrilhação precoce, nomeadamente em zonas de maior  densidade populacional. Na sequência deste alargamento, o INEM efetuou também 62 fiscalizações, de forma a garantir a correta operacionalidade dos programas de DAE nestes espaços.
 
DAE
O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico. Este equipamento analisa o ritmo do coração, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica ou não a administração  de um choque, segundo um algoritmo pré-definido.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda