DesPÉrta: sensibilizar para o pé diabético com o Alto Patrocínio da Presidência da República

Já arrancou em Portugal a iniciativa DesPÉrta, uma campanha de consciencialização sobre o pé diabético, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O objetivo da ação, dinamizada pela URGO Medical, passa por "sensibilizar todos os profissionais de saúde envolvidos e a sociedade em geral para a importância dos nossos pés".



A campanha recorda que o pé diabético é um grave problema de saúde "com um alto impacto no doente, que pode tornar-se complicado e levar à amputação e até mesmo à morte."

Para contrariar esta realidade, "é necessário começar pela prevenção e um diagnóstico específico de cada ferida, trabalhando no encaminhamento precoce quando necessário e protocolizando a abordagem destes doentes tendo em conta os tratamentos mais avançados baseados em evidências".

"Coreografia de solidariedade"

A campanha de sensibilização teve início em Espanha o ano passado e chega agora a Portugal, procurando reunir doentes, profissionais de saúde, gestores de unidades e sociedades científicas para melhorar os cuidados prestados nesta área.

O desafio é lançado a todos: "Aprenda a nossa divertida coreografia de 6 passos, grave um vídeo de seus pés dançando e faça upload nas suas redes com o hashtag #desPErtaparaopediabetico. E não se esqueça de desafiar um amigo!."
 


A cada passo desta "coreografia de solidariedade" está associado um significado simbólico, sendo transmitida a respetiva mensagem na luta pela prevenção e tratamento do pé diabético. É o caso do último passo, onde são destacados os resultados que se podem obter ao trabalhar em equipa. 


Imprimir