Cepheid Talks

Dez mil especialistas reunidos em Lisboa para debater a Medicina da Reprodução

“A Medicina da Reprodução está a assistir a um novo paradigma: a fusão entre grandes farmacêuticas e empresas de Genética para melhorar a taxa de sucesso na implantação, de forma a que se possa ajudar cada vez mais casais a concretizarem o sonho de vir a ser pais", afirma Teresa Almeida Santos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR).



Em declarações à Just News, prestadas à margem do 31.º Encontro Anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), que decorreu, ao longo dos últimos dias, na FIL, em Lisboa, Teresa Almeida Santos afirma que “já não se fala tanto em medicamentos, mas mais na técnica" e que, neste Encontro, "os especialistas em Medicina da Reprodução tiveram a oportunidade de conhecer o que mais de avançado está a acontecer no diagnóstico genético de pré-implantação dos embriões.”

O evento é considerado, pelos especialistas em Medicina da Reprodução, como o maior nesta área, salienta Teresa Almeida Santos, e acrescenta: “São quase dez mil médicos que vêm atualizar os seus conhecimentos, além de estabelecerem contactos com colegas dos mais variados países.” Paralelamente às sessões na FIL, decorreram outras, em vários hotéis, com temáticas mais concretas.



As mesas foram moderadas por especialistas dos diversos países participantes. Teresa Almeida Santos assumiu essa tarefa numa sessão sobre “Familiar+More: The first new rhFSH in 18 years, building on the familiar to provide more treatment options”, juntamente com Klaus Diedrich, do Hospital Universitário de Lübeck, Alemanha. Também moderou uma outra sessão intitulada “Female fertility preservation”, com Claus Yding Andersen, do Hospital Universitário de Copenhaga, Dinamarca.



Realizado pela primeira vez em Portugal, o Encontro da ESHRE foi possível graças a uma candidatura apresentada por Carlos Calhaz-Jorge (na altura em que era presidente da SPMR), membro do Comité Executivo da Sociedade Europeia e do Comité Organizador Local da ESHRE 2015, em conjunto com Carlos Plancha, Joaquim Nunes e Vasco Almeida. “Os países têm de se candidatar alguns anos antes e têm de reunir todas as condições para receber tantos participantes”, explica Teresa Almeida Santos. No próximo ano, a 32.º edição vai realizar-se, entre 3 e 6 de julho, em Helsínquia, na Finlândia.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda