KRKA

O «papel crucial» dos Cuidados de Saúde Primários no aconselhamento da atividade física aos utentes

Ter uma população residente em território nacional fisicamente ativa, usufruindo do maior número possível de anos com saúde e livre de doença. Esta é a "visão" que consta do documento intitulado "Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da saúde e do bem-estar" (ENFAP) e que a Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou em discussão pública, até dia 15 de julho. O "papel crucial" dos Cuidados de Saúde Primários no aconselhamento eficaz e apropriado da atividade física aos utentes é uma das ideias centrais do documento.

Exercício físico como ´medicamento`

Na introdução do tema, são explicados alguns pontos em que se baseia a construção desta estratégia. É recordado, nomeadamente, que a Declaração de Viena sobre Nutrição e Doenças Não Transmissíveis no Contexto da Saúde 2020 foi adotada por Portugal em 2013 e, nesse documento, solicita-se pela primeira vez aos Estados Membros a elaboração de uma Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física no âmbito das suas políticas de promoção da saúde e bem-estar.

A DGS considera "fundamental" a construção desta estratégia, afirmando que a atividade física deve ser encarada como "uma importante forma de prevenção das Doenças Crónicas não Transmissíveis e o ´exercício como medicamento`, atendendo aos seus efeitos benéficos em muitas doenças".

Princípios orientadores da ENFAP:
- Adotar estratégias que promovam a prática de atividade física ao longo do ciclo de vida e que incentivem a participação de todos, reduzindo as iniquidades no acesso.
- Incentivar estratégias que sejam centradas na redução de barreiras à prática de atividade física. 
- Promover abordagens para se ser mais ativo, que incluam compromissos intersectoriais e abordagens multidisciplinares. 
- Promover estratégias centradas na capacitação para a promoção da atividade física dos profissionais e dos serviços que interagem diretamente com os cidadãos, em particular os da saúde. 
- Usar estratégias baseadas em evidência científica que contribuam, através da sua monitorização e avaliação, para o reforço da produção de informação e investigação de qualidade neste domínio.



Promover a atividade física entre os profissionais de saúde 

Procurar que haja um maior envolvimento dos profissionais de saúde na promoção da atividade física dos diferentes grupos populacionais é um dos cinco objetivos específicos da ENFAP, que inclui alguns elementos relativos às orientações gerais sobre a atividade física, e de acordo com as principais morbilidades, e a formação sobre o aconselhamento de atividade física.

No documento pode ler-se que "o profissional de saúde encontra-se num local privilegiado da promoção da atividade física. Este conhece o utente/doente, as suas diversas caraterísticas e os seus problemas de saúde, sendo importante na recomendação individualizada de atividade física."

Desta forma, "é mais fácil o aconselhamento sobre atividade física por quem a pratica, pelo que é indispensável promove-la também entre os profissionais de saúde".

O envio de contributos para a ENPAF deve ser efetuado através do endereço eletrónico: ENPAF@dgs.pt
O documento pode ser consultado aqui.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda