DGS entrega certificados a 5 USF acreditadas em qualidade
A Direção-Geral da Saúde (DGS) entregou recentemente os certificados a cinco novas unidades de saúde familiar (USF) acreditadas em qualidade, segundo o ACSA Internacional (Agencia de Calidad Sanitária de Andaluzia), um modelo que, de acordo com Alexandre Diniz, diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, tem “melhorado a qualidade e segurança” dos cuidados de saúde prestados.
A cerimónia realizou-se no Auditório do Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa, no âmbito da 7.ª Reunião das Comissões de Qualidade e Segurança, e as unidades certificadas foram a USF Descobertas e a USF Cuidar Saúde, com acreditação a novembro de 2015, a USF Marginal, a dezembro de 2015, e as USF Magnólia e USF Ars Médica, a janeiro de 2016, todas da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
“Este modelo de acreditação tem como objetivo principal levar a que as instituições que prestam cuidados de saúde -- nos hospitais, nos cuidados de saúde primários e nos cuidados continuados -- o façam com uma cultura de melhoria contínua da qualidade”, explica Alexandre Diniz.
E desenvolve: “Há ainda outra finalidade acessória, mas importante. Pretende-se que, através de um processo de melhoria contínua, haja um reconhecimento dos standards obrigatórios para que se considere que os cuidados são prestados com qualidade e segurança, a fim de se fazer posteriormente um anúncio público. Desta forma, os cidadãos vão passar a ter mais confiança nos serviços que utilizam.”
Representantes das 5 USF com o respetivo certificado.
Segundo o nosso entrevistado, a “qualidade total nunca se atinge”. Trata-se de um processo contínuo, no qual os profissionais de saúde e as entidades governamentais se devem focar, tentando fazer sempre melhor, procurando corrigir os erros e as suas causas. O modelo ACSA Internacional é constituído por três níveis de excelência: bom, ótimo e excelente.
“A USF de Valongo é um bom exemplo. Em Portugal, foi a primeira a ser acreditada com este modelo, no fim do período de vigência foi reacreditada e, neste momento, já subiu de nível, atingindo o ótimo”, observa Alexandre Diniz.
Na mesa desta 7.ª Reunião das Comissões de Qualidade e Segurança estiveram Alexandre Diniz e Rui Duarte Vieira, diretor do Departamento de Gestão e Administração Geral da ARSLVT.
USF Ars Médica
USF Cuidar Saúde
USF Magnólia
USF Marginal
USF Descobertas