KRKA

Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra 2015

Maria Nunes Pereira, recentemente distinguida pelo MIT e pela FORBES como uma das 30 pessoas, com menos de 30 anos, mais relevantes do Mundo, na categoria de Cuidados de Saúde, vai participar nas comemorações do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), onde se formou.

A cerimónia terá lugar na próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, às 14h30m, no Anfiteatro Tomé Pires, no Polo das Ciências da Saúde, onde Maria Nunes Pereira profere a Conferência ““Adhesives for tissue repair: from the bench to the bedside”.

De acordo com a Direção da Faculdade de Farmácia, "a conferência e a conferencista não podiam ser mais representativas do que é o lema da FFUC hoje: ´A construir o FUTURO no PRESENTE`. O reconhecimento internacional da Doutora Maria José Nunes Pereira é hoje por demais confirmado e fazer a sua apresentação torna-se desnecessário."

O “Dia da Faculdade” engloba ainda a inauguração de um Painel intitulado “Sinopse da História da Farmácia”, elaborado em português e em inglês. A conceção e conteúdos científicos do Painel são da responsabilidade de Célia Cabral e João Rui Pita, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 (afetos ao Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia).

O Painel é constituído por sete módulos que, em traços gerais, resumem a história da farmácia e das ciências farmacêuticas dando uma visão nacional e internacional desse percurso, sendo assinalados os principais factos dessa história com cerca de cinco mil anos.

"Na síntese realizada houve o objetivo de fazer os traços gerais dos grandes quadros e das grandes questões profissionais e científicas. Na cronologia houve a preocupação de inserir marcos fundamentais, pois há figuras incontornáveis, há descobertas científicas absolutamente cruciais e há momentos profissionais igualmente imprescindíveis numa cronologia."explica a Direção da FFUC.

É ainda acrescentado que, "para cada época, referem-se alguns acontecimentos portugueses marcantes e houve a intenção de assinalar, igualmente, a história da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra".

Em comunicado, a Universidade de Coimbra, salienta que "noventa e cinco anos após a sua criação e cinco anos depois da sua mudança completa para as atuais instalações, situadas no Pólo das Ciências da Saúde, um dos maiores, mais complexos e diversificados conjuntos de serviços europeus na área da Saúde, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) comemora formalmente este ano, e pela primeira vez, o ´seu dia`".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda