Dia Digital e Telessaúde na ULS da Arrábida pretende ser «alavanca para o futuro da saúde digital»
Organizado pela Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), em colaboração com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o "Dia Digital e Telessaúde" permitiu discutir e explorar novos modelos de atendimento à distância, com o objetivo de "melhorar os cuidados de saúde prestados aos utentes da ULSA".
O evento, que decorreu na sala de sessões do Hospital de São Bernardo, contou com a presença de 54 participantes, reunindo profissionais de cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários.
Para Luís Pombo, presidente do Conselho de Administração desta ULS, não há qualquer dúvida da importância desta iniciativa, já que foi "um momento essencial para fortalecer a nossa capacidade de resposta e explorar as possibilidades que a telessaúde e as plataformas digitais oferecem na melhoria dos cuidados prestados". Foi o caso da Live, que permite a realização de teleconsultas.
Luís Pombo
"Uma alavanca para a qualidade de vida da nossa comunidade"
O responsável considera que este evento "reforça o nosso compromisso com a inovação e com a modernização contínua do atendimento, tanto em cuidados hospitalares como primários", fazendo questão de destacar "o empenho de todos os profissionais envolvidos nesta jornada de aprendizagem e partilha, que será, certamente, uma alavanca para o futuro da saúde digital na nossa instituição e para a qualidade de vida da nossa comunidade."
De acordo com a ULSA, uma das grandes inovações destacadas foi o anúncio da distribuição de kits de equipamentos, "que serão enviados diretamente para os serviços, possibilitando o acompanhamento remoto de doentes e permitindo a monitorização contínua e domiciliária dos utentes". Uma medida que faz parte da estratégia da ULSA para "adotar novos modelos de atendimento e expandir a sua carteira de serviços, incluindo consultas e interações à distância".
Luís Pombo (ao centro) com outros responsáveis da ULS da Arrábida e elementos dos SPMS
Olhando para o futuro, Luís Pombo deixa a garantia: "A Unidade Local de Saúde da Arrábida está comprometida na transformação digital nos cuidados de saúde, desenvolvendo soluções que aproximem e facilitem o acesso dos nossos utentes aos serviços de saúde, de forma ágil, eficiente e centrada nas necessidades de cada um."