Dia do Nariz Vermelho regressa às escolas a 4 de abril
Depois de mais de 50 mil alunos e 170 escolas se terem juntado para assinalar o Dia do Nariz Vermelho em 2013, a Operação Nariz Vermelho quer repetir e superar o feito no dia 4 de abril, na 6.ª edição da iniciativa, agora também aberta à participação de universidades. O apelo à participação conta com o apoio de Miguel Oliveira, piloto representante de Portugal no Mundial de Moto GP, que, em conjunto com os Doutores Palhaços, gravou um vídeo em que explica como podem os estabelecimentos de ensino fazer parte deste movimento.
Com o intuito de sensibilizar crianças e jovens para a importância da solidariedade social, fomentando o desenvolvimento de uma cultura que o privilegie, o Dia do Nariz Vermelho (DNV) tem contado com uma adesão cada vez maior de escolas que, internamente, criam dinâmicas próprias e acções de angariação de fundos para a Operação, educando novas gerações desde raiz.Celebrada pela primeira vez em universidades, a iniciativa prevê já a realização de um flash mob e outras actividades que assinalam um dia diferente, participativo e de consciência social global, que fomenta a criatividade e espírito interventivo dos próprios alunos. A inscrição das escolas pode ser feita através do site oficial da ONV, uma informação também explicada e divulgada no vídeo que conta com a participação de Miguel Oliveira.
Na preparação para o arranque da 6.ª edição, marcada para dia 4 de abril, Magda Ferro, responsável de comunicação da Operação Nariz Vermelho, revela que “este Dia assume, de ano para ano, maior importância para a nossa sustentabilidade financeira: o valor angariado em donativos o ano passado garantiu a nossa presença em três dos treze hospitais que visitamos, o que revela bem o alcance que pode ter esta ação, muito simples de ativar por parte das escolas, com a dedicação e empenho de todos: escolas, pais, avós, equipas de educação, e claro está os jovens!
Este ano o Dia do Nariz Vermelho vai ser celebrado também nas ilhas da Madeira e Açores e através de dinâmicas tão diversas como caminhadas e corridas solidária, Gala de sorrisos, arraial e até um circo!”. Este ano, o desafio colocado aos estabelecimentos de ensino foi o de criarem uma obra de arte com os narizes vermelhos, que será depois objeto de uma exposição pública.