KRKA

Dia do Serviço Nacional de Saúde: Hospital Dona Estefânia recebe sessão comemorativa

Dia 15 de setembro é comemorado, no auditório do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, o Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A iniciativa assinala, este ano, os 50 anos do Programa Nacional de Vacinação.

Após a sessão de abertura, onde participa José Pereira Miguel, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, irá incidir a sua intervenção exatamente sobre o "Programa Nacional de Vacinação".

O evento, com início marcado para as 10h00, inclui uma sessão dedicada aos "Desafios atuais da vacinação", onde José Gonçalo Marques e Filipe Froes, especialistas do Centro Hospitalar Lisboa Norte, abordarão, respetivamente, os temas "BCG – Que estratégias?" e "A importância da Vacina contra a Gripe". Ana Leça, vice-presidente da Comissão Técnica de Vacinação, desenvolverá aspetos relacionados com a "Hesitação em vacinar".

Antes da sessão de encerramento, a cargo de Paulo Macedo, ministro da Saúde, terá lugar o pré-lançamento do selo alusivo aos 50 anos do Programa Nacional de Vacinação.

O programa completo pode ser consultado aqui.



A propósito dos 50 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV), a DGS recorda que "assumiu, desde a sua criação em 1965, o objetivo de proteger a população em geral contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e individual e para as quais há proteção eficaz por vacinação".

É sublinhado ainda que os sucessos do PNV "traduzem-se na eliminação da poliomielite, da difteria, do sarampo, do tétano neonatal e no controlo de outras doenças". Quanto às taxas de cobertura vacinal em Portugal, "acima de 95%, resultam da existência de um programa de vacinação solidamente implantado, do empenho mantido dos profissionais envolvidos na vacinação e da adesão e confiança dos cidadãos no PNV".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda