KRKA

Dia Europeu da Saúde Oral: alertar para a «forte ligação entra a diabetes e a saúde oral»

O Dia Europeu da Saúde Oral, que se assinala esta sexta-feira, dia 12 de setembro, é dedicado à diabetes, uma das doenças com maior impacto na saúde oral. O número de doentes com diabetes tem vindo a crescer exponencialmente em toda a Europa, incluindo em Portugal, onde a taxa de incidência se aproxima dos 13%.

Os cuidados de higiene oral são importantes para toda a população, mas no caso dos diabéticos o risco de infeção é maior. Doenças como gengivite, periodontite, cárie, problemas nas glândulas salivares ou de sensibilidade, entre outras, têm particular relevância para os portadores da diabetes, seja de tipo 1 ou tipo 2.

Em Portugal, os dados da Direção-Geral da Saúde apontam para a existência de quase um milhão e 300 mil pessoas com diabetes, sendo que apenas 7% dos casos estão diagnosticados.

O presidente da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas, Ricardo Faria e Almeida, explica que “os diabéticos são um grupo de risco adicional para várias patologias incluindo as doenças orais, nomeadamente na gengiva e no osso, mas são ainda poucos os que têm conhecimento da forte ligação entra a diabetes e a saúde oral e do perigo que representa quando não há acompanhamento”.

Ricardo Faria e Almeida lembra que a ”Ordem dos Médicos Dentistas já sugeriu o alargamento do Programa Cheque-Dentista aos doentes com diabetes, porque os resultados deste programa mostram que tem sido um fator decisivo na diminuição de problemas orais na população abrangida, maioritariamente através de ações de prevenção”.

O presidente da Comissão Cientifica da Ordem dos Médicos Dentistas considera “essencial apostar na prevenção porque os ganhos são enormes quer para a saúde dos doentes quer para as contas do Estado, que pelos dados disponibilizados pelo INFARMED, só ano passado, gastou 210 milhões de euros com a diabetes, um aumento de 400% em apenas 13 anos”.

Ricardo Faria e Almeida assegura que “se os doentes forem devidamente acompanhados, esta despesa cai inevitavelmente, porque será possível prevenir ou tratar precocemente com menores custos, seja ao nível de medicamentos, procedimentos, ou até por exemplo em questões como o absentismo laboral”.

Entretanto, associando-se à celebração deste dia, a Direção da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo reiterou o interesse em “unir-se com a Ordem dos Médicos Dentistas neste projeto para a prevenção e tratamento das complicações orais da diabetes mellitus.” A Direção da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo realça que “esta parceria permitirá a criação de sinergismos em campanhas para a prevenção e tratamento das complicações de uma das doenças mais prevalentes dos tempos atuais.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda