Dia Europeu da Saúde Oral: ISPUP esclarece idosos sobre cuidados de higiene oral

De forma a assinalar o Dia Europeu da Saúde Oral, que se comemora no dia 12 de setembro, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) realiza amanhã, sexta-feira, uma ação de sensibilização dirigida a idosos, que decorrerá nos Serviços de Assistência Organizações de Maria (SAOM).

A iniciativa visa "promover um ação de proximidade que vai de encontro a uma população carenciada da cidade do Porto, não só devido à faixa etária em que se insere, mas também devido ao seu contexto socioeconómico, e alerta para a prática de hábitos que promovem a saúde oral".

De acordo com o ISPUP, a sessão será conduzida por Maria de Lurdes Pereira, investigadora deste instituto, e estará centrada nos "principais cuidados de higiene oral e de utilização e manutenção de uma prótese dentária que devem ser tidos em conta, bem como nos hábitos alimentares".

É recordado que a saúde oral na terceira idade é um "fator indispensável para um envelhecimento saudável" e que as doenças orais mais frequentes nos idosos e que "contribuem para a grande maioria das extrações dentárias" podem ser facilmente preveníveis. Nesse sentido, afirma Maria de Lurdes Pereira, “embora o edentulismo (falta de dentes) seja considerado por muitos um fenómeno natural do envelhecimento, podemos entender que é a consequência da falta de orientação e de cuidados com a saúde oral em todas as idades".

Sendo o cancro oral o tema central do Dia Europeu da Saúde Oral, promovido pelo Council of European Dentists (CED), também será alvo de esclarecimentos na sessão organizada pelo ISPUP, que sublinha: "A necessidade da observação frequente da cavidade oral, com vista à deteção de eventuais lesões malignas que numa fase precoce podem não manifestar sintomas, será também um aspeto em destaque".

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã