Dia Europeu da Saúde Oral: ISPUP esclarece idosos sobre cuidados de higiene oral

De forma a assinalar o Dia Europeu da Saúde Oral, que se comemora no dia 12 de setembro, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) realiza amanhã, sexta-feira, uma ação de sensibilização dirigida a idosos, que decorrerá nos Serviços de Assistência Organizações de Maria (SAOM).

A iniciativa visa "promover um ação de proximidade que vai de encontro a uma população carenciada da cidade do Porto, não só devido à faixa etária em que se insere, mas também devido ao seu contexto socioeconómico, e alerta para a prática de hábitos que promovem a saúde oral".

De acordo com o ISPUP, a sessão será conduzida por Maria de Lurdes Pereira, investigadora deste instituto, e estará centrada nos "principais cuidados de higiene oral e de utilização e manutenção de uma prótese dentária que devem ser tidos em conta, bem como nos hábitos alimentares".

É recordado que a saúde oral na terceira idade é um "fator indispensável para um envelhecimento saudável" e que as doenças orais mais frequentes nos idosos e que "contribuem para a grande maioria das extrações dentárias" podem ser facilmente preveníveis. Nesse sentido, afirma Maria de Lurdes Pereira, “embora o edentulismo (falta de dentes) seja considerado por muitos um fenómeno natural do envelhecimento, podemos entender que é a consequência da falta de orientação e de cuidados com a saúde oral em todas as idades".

Sendo o cancro oral o tema central do Dia Europeu da Saúde Oral, promovido pelo Council of European Dentists (CED), também será alvo de esclarecimentos na sessão organizada pelo ISPUP, que sublinha: "A necessidade da observação frequente da cavidade oral, com vista à deteção de eventuais lesões malignas que numa fase precoce podem não manifestar sintomas, será também um aspeto em destaque".

Imprimir