Dia Europeu do 112

Comemora-se amanhã, 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112. O INEM aproveita esta data e, em comunicado, recorda que uma informação pode salvar uma vida: "em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades. Este gesto simples pode salvar vidas!".

Sendo o Número Europeu de Emergência, o 112 está disponível também em Portugal para todos aqueles que precisem de ajuda das autoridades, seja devido a assaltos, situações de incêndios, socorro, e também em caso de emergência médica.
 
As chamadas efetuadas para o 112 são sempre atendidas por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP), que canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à emergência médica digam respeito.

Para que possa ocorrer um rápido e eficaz socorro às vítimas. o INEM destaca a importância da colaboração dos cidadãos, que deverão facultar os seguintes dados de forma simples e clara:
•    A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
•    O número de telefone do qual está a ligar;
•    O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
•    O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
•    As queixas principais e as alterações que observa;
 
Em 2013 foram atendidas pelos CODU, 1.201.105 chamadas de emergência. Do número de chamadas atendidas, 54,7% correspondem a doenças súbitas (dispneia, dor peito, dor abdominal, etc.), 26,3% outros problemas, 15,1% a situações de trauma e 3,9% a acidentes de viação.

O atendimento destas chamadas deu origem ao acionamento de diversos tipos de ambulância (emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros. O tempo médio de atendimento destas chamadas foi de 9 segundos.

 
INEM
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência - 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Imprimir