Cepheid Talks

Dia Internacional da Cobertura Universal em Saúde vai ser assinalado em Penafiel

O Núcleo de Enfermagem Médico-Cirúrgica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai organizar, dia 13 de dezembro, o seu 1.º Encontro. De inscrição gratuita, o evento científico "prevê a participação científica de profissionais de diferentes áreas e do representante do colégio da especialidade".

A Comissão Organizadora adianta ainda estar convicta de que "a congregação de esforços e a troca de experiências e saberes irá permitir uma melhoria qualitativa dos cuidados prestados à vasta população da área de abrangência do CHTS, calculada em mais de 500 mil habitantes."

O encontro, que vai realizar-se no Auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel, visa assinalar o Dia Internacional da Cobertura Universal em Saúde, instituído em 2017 pela ONU.

Dirigido a profissionais de saúde, "com especial enfoque para os enfermeiros especialistas na área médico-cirúrgica", a reunião inclui a abordagem de variados temas e partilha de experiências.

"Consulta de enfermagem em contexto operatório na UCA" e "Doente em fim de vida - Abordagem humanizada no Tâmega e Sousa" são duas dessas intervenções, onde enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica do CHTS darão a conhecer os contributos da sua especialidade "no caminho da proximidade".


O programa conta, naturalmente, com a participação de vários enfermeiros do CHTS, mas não só. Desde logo, na sessão de abertura marcam presença a presidente do Colégio da Especialidade da EMC, Helena José, e a presidente da Associação dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico Cirúrgica, Ândrea Figueiredo.

A sessão dedicada às "Políticas de saúde e futuro da EEMC" conta com intervenções do presidente da Secção Regional do Centro da OE - Enfermeiro Ricardo Matos, da enfermeira diretora do CHPVC, Isabel Rocha, e de Olga Fernandes, professora coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Já na conferência de encerramento, intitulada "Qual o papel do EEMC na Gestão de Cuidados", intervém Liliana Mota, docente na Escola Superior de Saúde da CPV Norte Oliveira de Azeméis, e Nelson Coimbra, enfermeiro supervisor no CHUP.

O programa pode ser consultado aqui.


A inscrição pode ser efetuada aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda