Cepheid Talks

Dia Mundial da Diabetes: CHTS inaugura polo da Clínica do Pé Diabético em Amarante

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) inaugura oficialmente esta quinta-feira o polo da Clínica do Pé Diabético no Hospital de São Gonçalo, em Amarante, uma iniciativa que se realiza no âmbito do Dia Mundial da Diabetes.

A funcionar desde maio, esta unidade disponibiliza consultas de podologia à população desta área de residência, "evitando as deslocações ao Hospital Padre Américo, em Penafiel, e permitindo, assim, um maior conforto aos utentes com esta patologia", sublinha o CHTS.

"20 anos a caminhar sobre os dois pés"

Esta nova valência do centro hospitalar surge no seguimento da criação, o ano passado, da Clínica Integrada do Pé Diabético no Hospital Padre Américo, em Penafiel, apresentada como "a primeira clínica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em ambiente Hospitalar dedicada exclusivamente aos diabéticos e doentes que sofrem de pé diabético".

Este projeto pioneiro resulta do trabalho realizado pela equipa da consulta multidisciplinar do pé diabético, que precisamente o ano passado celebrou o 20.º aniversário, com o lema “20 anos a caminhar sobre os dois pés”. criada há duas décadas”.


Carlos Alberto e Maria de Jesus Dantas, médica responsável pela equipa multidisciplinar

“Com pouco dinheiro fizemos uma clínica digna. Se já tínhamos bons resultados, depois disto podemos esperar mais e os nossos doentes vão agradecer”, sublinhava já na altura o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto.

“A Família e a Diabetes”

De forma a assinalar o Dia Mundial da Diabetes, CHTS organiza também hoje uma conferência, a decorrer no Hospital de São Gonçalo, dirigida aos jovens das escolas de concelho.

E, ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a fachada do Hospital de São Gonçalo e a Estátua do Padre Américo, no Hospital de Penafiel, vão estar, como tem sido habitual, iluminadas de azul.

De acordo com a CHTS, as comemorações terminam a 17 de novembro, em Penafiel, com a realização de uma Colour Run pela Diabetes organizada pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes Vale de Sousa Sul, numa iniciativa conjunta do ACES Vale de Sousa Sul e do CHTS, e que conta, entre outros, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, Liga de Amigos do Hospital Padre Américo e Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo.

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo dar resposta ao aumento “alarmante de casos de diabetes no mundo”. 

O tema deste ano é “A Família e a Diabetes” com o qual se pretende alertar para o impacto que a diabetes tem na família, promovendo o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda