KRKA

Dia Mundial da doença de Parkinson: Campus Neurológico (CNS) organiza atividades abertas ao público

O Campus Neurológico (CNS), um centro português dedicado a doenças neurológicas, acaba de anunciar que vai assinalar o Dia Mundial da doença de Parkinson, no próximo dia 11 de abril, sábado, realizando uma iniciativa intitulada “Uma Tarde Sobre Parkinson”.

Entre as 15h00 e as 18h00 o CNS organiza um conjunto de atividades abertas ao público, que incluem uma sessão de estimulação motora e cognitiva, organizada pelos terapeutas e psicólogos do CNS, "para que os participantes tenham acesso a algumas técnicas terapêuticas usadas e desenvolvidas no Campus".
 
De seguida, os participantes podem assistir a duas conferências apresentadas por neurologistas do CNS e que têm como objetivo responder às perguntas "A Doença de Parkinson é hereditária?" e "Qual o papel da cirurgia e de outros tratamentos invasivos (injeções de apomorfina, duodopa) no combate à Doença de Parkinson?".

Segundo Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS, “a doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo 1% da população mundial, com idade igual ou superior a 65 anos, e cerca de 18 mil pessoas em Portugal". Nesse sentido, refere, "é importante consciencializar as pessoas para esta doença e é esse o principal objetivo das atividades que iremos organizar no Campus Neurológico, no Dia Mundial de Parkinson. Por outro lado, é também uma forma de darmos a conhecer os programas de neuro reabilitação e outras atividades terapêuticas e de investigação desenvolvidos no CNS.”

Na Europa, existem atualmente mais de 1,2 milhões de pessoas portadoras de Parkinson e estima-se que este valor duplique até 2030. Assim, indica o CNS, "revela-se importante reforçar o tema e dar informação completa e correta sobre a doença, de forma a consciencializar a população em geral para esta problemática que afeta cerca de 18 mil pessoas apenas em Portugal".

A inscrição nas atividades é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail: unidaderesidencial@cnscampus.com ou pelo telefone: 261 330 701.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda