Dia Mundial da Incontinência Urinária assinalado com ações de sensibilização

As unidades Saúde CUF vão realizar uma ação de sensibilização para assinalar o Dia Mundial da Incontinência Urinária, no dia 14 de março, entre as 9h e as 17h. Entre outras iniciativas, em todas as unidades de saúde da rede CUF, será possível responder a um questionário para avaliar a probabilidade de sofrer de incontinência urinária.

A perda involuntária de urina é uma perturbação da fase de armazenamento do funcionamento da bexiga, podendo estar na origem de diversos problemas. Esta doença é mais frequente nas mulheres do que nos homens. Entre outras causas, esta doença está intimamente associada ao avanço da idade, à gravidez, ao parto, à menopausa e ao prolapso uro-genital (relaxamento da vagina com descida do útero e/ou da bexiga).

Estima-se que a incontinência urinária afete cerca de 30% das mulheres. Nos homens, a presença da próstata e a ancoragem da bexiga na bacia são condições determinantes para evitar este tipo de problemas.

Esta iniciativa é realizada, em simultâneo, em todas as unidades Saúde CUF com o apoio várias especialidades médicas, entre elas, a Medicina Física e Reabilitação, Urologia e Ginecologia.

As unidades Saúde CUF dispõem de unidades de urologia, uroginecologia e ginecologia com equipas de especialistas reconhecidos e com experiência que disponibilizam serviços nas áreas de consultas, exames, tratamentos (litotrícia) e cirurgias.

Para mais informações consulte www.saudecuf.pt

Imprimir



Siga-nos no Instagram