Dia Mundial da Perturbação Bipolar é assinalado este ano pela primeira vez

O Dia Mundial da Perturbação Bipolar será assinalado pela primeira vez no dia 30 de março, dia do aniversário de Vicent Van Gogh, que foi postumamente diagnosticado como provável portador da doença bipolar. Em Portugal, a Associação de Doentes Depressivos e Bipolares vai promover algumas iniciativas.

Tendo como lema "Força para Hoje, Esperança no Amanhã", o Dia Mundial da Perturbação Bipolar está a ser promovido e coordenado a nível global pela Asian Network of Bipolar Disorder (ANBD), International Bipolar Foundation (IBPF) e International Society for Bipolar Disorders (ISBD). O objetivo central é o de sensibilizar e informar a população sobre as perturbações bipolares e contribuir para eliminar o estigma social associado a esta doença.

O presidente recém eleito da ISBD, Manuel Sanchez de Carmona, considera que o Dia Mundial da Perturbação Bipolar (World Bipolar Day - WBD) "é uma excelente oportunidade para nós (membros da ISBD) chegarmos aos doentes, famílias e grupos de apoio e convidá-los a trabalhar conosco neste projeto global, para sensibilizar e consciencializar as pessoas sobre a perturbação bipolar. O WBD é uma plataforma para pensarmos globalmente e agirmos localmente."

Entre as atividades organizadas pela Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB) para assinalar o Dia Mundial da Perturbação Bipolar, está a realização de um colóquio, em Lisboa, no Anfiteatro da Escola de Saúde da Cruz Vermelha. A iniciativa, com início às 11h30, terá lugar no dia 29 de março e conta com intervenções de Renata Frazão, psicóloga clínica da ADEB, Maria João Neves, artista plástica, Delfim Oliveira, presidente da direção da ADEB, e José Manuel Jara, psiquiatra e presidente da Assembleia Geral da ADEB.

No dia 30 de março a ADEB organiza um encontro e caminhada no Parque da Cidade do Porto, ação com início marcado para as 10h00. Dia 2 de abril a Associação promove uma atividade recreativa, realizando uma visita à Casa-Museu Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta.

Imprimir