Dia Mundial da Psoríase: PSOPortugal lança campanha de sensibilização

“Manifesto Pela Psoríase” é o nome da campanha de sensibilização lançada hoje pela PSOPortugal, no âmbito do Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de outubro. Sob o mote “Psoríase? Há coisas que me irritam muito mais!”, o objetivo da campanha é mostrar que o conhecimento sobre a psoríase é fundamental para desmistificar a doença e evitar o estigma e o preconceito associados.

A campanha conta com a participação do chef de cozinha Hélio Loureiro e da atriz Noémia Costa. Através do website www.manifestopelapsoriase.pt é possível conhecer o manifesto pela psoríase de cada uma das figuras públicas. A campanha salienta a importância de conhecer a doença, por forma a esbater a descriminação e o preconceito que ainda lhe estão associados e demonstrar que, apesar de ser uma doença crónica e autoimune, a psoríase não impede a qualidade de vida dos doentes.

No site é possível consultar informação sobre a doença, as causas, os sintomas e os tratamentos disponíveis. Os utilizadores podem também criar o seu próprio manifesto pela psoríase.

De acordo com João Vaz Martins, presidente da PSOPortugal, “É fundamental acabar com o estigma associado à psoríase, que acontece sobretudo porque há ainda muito desconhecimento em relação a esta doença”.

Paulo Ferreira,  médico dermatologista e colaborador da PSOPortugal acrescenta: “A psoríase não impede a qualidade de vida dos doentes. Os doentes devem conhecer a doença e ser pró-ativos na forma como a encaram, por forma a desmistifica-la. O facto de termos figuras públicas associadas à campanha comprova isso mesmo, que apesar de se manifestar na pele, a psoríase não as impede de se exporem perante o público.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda