Dia Mundial do Coração 2014: petição alerta para a importância de ambientes saudáveis para o coração.

No âmbito da campanha do Dia Mundial do Coração, que se assinala dia 29 de setembro, está a decorrer uma petição que apela aos líderes nacionais  e internacionais para reconhecerem o peso global das doenças cardiovasculares e para darem prioridade à criação de ambientes saudáveis para o coração, independentemente de onde as pessoas vivem, trabalham e brincam.



Através do folheto informativo do Dia Mundial do Coração 2014, a Federação Mundial do Coração alerta: "frequentemente, a sociedade ´culpa` o indivíduo por ter doenças cardiovasculares, - você fuma, come e bebe demasiado, não faz exercício! Mas os ambientes onde nós vivemos, trabalhamos e brincamos podem ter um enorme peso na nossa capacidade de tomar as melhores decisões para a saúde do nosso coração - especialmente em ambientes cada vez mais urbanos, que têm mudado os nossos estilos de vida e dietas".

Desta forma, a campanha salienta que muitas pessoas estão "encurraladas em ambientes" onde têm de lidar com a falta de acesso a espaços verdes, onde estão sujeitas a refeições escolares muito pouco saudáveis, onde são alvo de uma exposição desmesurada ao tabaco, álcool e fast food, e onde são forçadas a serem fumadores passivos.

"Todas as pessoas têm o direito a fazer escolhas saudáveis para o seu coração, independentemente do local onde vivem, trabalham e brincam. Mas todos necessitamos de agir de forma a que tal seja uma realidade nas nossas casas, nas nossas comunidades e nas nossas nações." Este é o apelo da Federação Mundial do Coração, que deixa ainda o convite a todos os cidadãos: "Junte-se ao movimento global para melhores escolhas para um coração saudável... independentemente de onde vive, trabalha e brinca".


Mais informações em http://www.world-heart-federation.org/

Imprimir