Dia Mundial do Rim assinalado em Coimbra

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Rim, o Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Pólo HUC e Pólo HG - e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra organizam, com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, uma reunião científica subordinada ao tema “Doença Renal Crónica no Idoso". Esta iniciativa decorrerá dia 13 de março, pelas 17h, no Hotel Quinta das Lágrimas.

Um dos objetivos da campanha do Dia Mundial do Rim é o de sensibilizar para a doença renal, quer aguda quer crónica, devido à sua elevada prevalência e significativas morbilidade e mortalidade associadas e alertar para a existência de causas evitáveis que resultam na falência aguda da função renal, podendo contribuir para a instalação de doença crónica do rim.

Com o avanço da idade, os rins como qualquer outro órgão, perdem lentamente as suas funções, no entanto essa perda não coloca em risco a vida.

Todos os anos surgem mais de 2000 mil novos casos de doentes em falência renal. No nosso País existem actualmente cerca de 16000 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 transplantados) e cerca de 2000 aguardam  em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.


PROGRAMA da REUNIÃO:

17hh00    - Abertura e Introdução ao Tema “Doença Renal Crónica no Idoso”.
        Dr. Mário Campos, Dr. Armando Carreira, Professor Doutor Rui Alves

17h30    - Conferências Científicas

        “Doença Renal Crónica no Idoso”:

           - Epidemiologia - Dr.ª Tânia Santos

           - Fisiopatologia - Dr.ª Brigite Bessa Cardoso

        “Diálise Peritoneal no Idoso – Uma boa alternativa?” - Dr.ª Maria Guedes

19h00    - Discussão

19h30     - Entrega do “Prémio Nefrologia” aos dois melhores alunos classificados na Disciplina de Nefrologia no ano lectivo 2012/2013.

Imprimir