Cepheid Talks

Diabetes tipo 1 na escola: DGS lança manual de apoio para profissionais de Saúde e de Educação

A Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, acolhe esta quarta-feira a sessão de lançamento do Manual "Crianças e Jovens com Diabetes Tipo I na Escola – Manual de Apoio aos Profissionais de Saúde e de Educação".

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, e José Vítor Pedroso, diretor-geral da Educação, vão marcar presença na sessão de abertura da iniciativa, onde também participam José Robalo, presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, e Fernando Martins, diretor do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira.

De seguida terá lugar a apresentação do Manual "Crianças e Jovens com Diabetes tipo 1 na Escola", a cargo de Sónia do Vale, diretora do Programa Nacional para a Diabetes.



Ao longo da tarde realiza-se também uma mesa redonda precisamente sobre questões relacionadas com a "Diabetes na Escola", com diversos intervenientes.

O evento contempla ainda alguns momentos culturais, nomeadamente, uma peça sobre "DIAeBETES e a Escola da Amizade" e a Exposição de Fotografia “A Diabetes não me para!”.

"A Escola é um local onde todos se devem sentir felizes e integrados"

A propósito do que motivou o lançamento deste manual, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorda que "nos últimos anos, a progressiva acessibilidade às bombas de insulina veio melhorar o controlo da doença e a qualidade de vida", sublinhando que "também reforça a necessidade de formação e atualização".

Nesse sentido, "a criação deste manual reúne respostas a questões e dúvidas, fundamentais para trazer tranquilidade à comunidade escolar, às famílias e às crianças e jovens".

E é deixado um apelo a toda a comunidade: "Deve garantir-se a saúde, inclusão e equidade das Crianças e Jovens com DM1, bem como a promoção da literacia de toda a comunidade escolar em relação a esta doença. A Escola é um local onde todos, sem exceção, se devem sentir felizes e integrados."
 
O programa completo pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda