KRKA

Diagnóstico da drepanocitose nos recém-nascidos: «Uma ideia a concretizar a nível nacional»

A Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH) vai assinalar o Dia Internacional da Drepanocitose com um evento que decorrerá no Auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa.

A Conferência "O Dia D da Drepanocitose", que decorrerá dia 19 de junho, é realizado em parceria com o Grupo do Glóbulo Vermelho e do Ferro da Sociedade Portuguesa de Hematologia, Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria e INSA.

Esclarecer dúvidas "sem receios ou constrangimentos"

Conforme explica Manuel Pratas, presidente da APPDH, o período da manhã será dedicado aos doentes e suas famílias, "de modo a colocarem, sem receios ou constrangimentos, todas as questões que desejem ver esclarecidas".

Como convidado especial, "iremos contar com a presença do grande amigo da Associação, o Dr. Aderson da Silva Araújo, que virá especialmente para este evento do Recife, no Brasil". A sua experiência na área das hemoglobinopatias "será sem dúvida muito interessante e importante de conhecer", afirma Manuel Pratas.



"Incluir a drepanocitose no teste do pezinho"

A sessão de abertura, no início da tarde, vai contar com as intervenções de Fernando Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, de Laura Vilarinho, coordenadora da Comissão Executiva do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP), e de Gonçalo Cordeiro Ferreira, presidente da Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente (CNSMCA) da DGS.

Dedicadas em particular aos profissionais de saúde, as palestras e debates que se realizam de seguida contam com "destacados profissionais da área da Hematologia e Pediatria, nomeadamente, no que respeita ao diagnóstico de despiste da drepanocitose nos recém-nascidos".

Manuel Pratas adianta ainda que, no final desta Conferência, "será discutido o projeto de incluir futuramente a drepanocitose no ´teste do pezinho`, logo à nascença", manifestando o desejo de que "esta seja uma ideia realmente a concretizar a nível nacional".

Desta forma, a iniciativa do dia 19 visa promover uma maior sensibilização dos profissionais, das famílias e da associação "para que este objetivo importante seja atingido e incluído na política nacional de Saúde".

A inscrição de profissionais de saúde e do público é gratuita e pode ser efetuada através do email: drepanocitose2019@gmail.com, indicando o nome, contacto, se é profissional e se pretende participar de manhã/tarde ou o dia todo.

O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda