Cepheid Talks

Dificuldades na contratualização afetam USF

As novas Comissões de Acompanhamento Externo Regionais e os problemas de contratualização, que impedem a criação de novas USF modelo A e B, são alguns dos temas que vão estar em debate no 3.º Encontro de Outono das USF. O evento é organizado pela Associação Nacional das USF (USF–AN), presidida por Bernardo Vilas Boas, e realiza-se no dia 28 de novembro, na Ordem dos Médicos do Porto.

Em declarações à Just News, Bernardo Vilas Boas refere que o evento, subordinado aos temas "Contratualização 2014/15 BI" e "Ferramenta de Contratualização e Qualidade", deverá apresentar “soluções claras e inovadoras que permitam melhorar o processo de contratualização em 2015 e no futuro”

Questionado sobre o atual estado de saúde das USF, o responsável considera que “não está bem”. Contudo, afirma que as USF “resistem, continuam a ter bons resultados e mesmo excelentes”, apesar de “crescerem situações de exaustão no trabalho, desmotivação e desorganização, devido à carência de recursos humanos, a dificuldades com os sistemas de informação, à falta de apoio, atraso em incentivos e ao incumprimento de compromissos por parte da administração.”

Os problemas também se fazem sentir com os “diversos impedimentos à criação de novas USF modelo A, apesar do número de candidaturas significativo” e ao facto de se manterem USF com parecer técnico favorável, sem homologação para modelo B. Para o presidente da USF–NA, são dificuldades “com inevitável repercussão e real transtorno para os utentes”.

Apesar dos obstáculos, Bernardo Vilas Boas deixa uma mensagem de esperança, a de que “se mantenha a confiança no modelo inovador e descentralizador, de autonomia, responsabilização e avaliação.”

O programa do 3.º Encontro de Outono das USF está acessível aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda