Cepheid Talks

Bioética em Coimbra: Discussão «plural e alargada» na FMUC

Depois do Porto, é a vez de Coimbra receber, esta quinta-feira, as “Conversas com ética”, um ciclo de debates sobre temas que levantam problemas éticos. Margarida Silvestre, que está a impulsionar a realização da iniciativa nesta cidade, diz que o objetivo é “proporcionar uma discussão plural e alargada de temas da atualidade, numa perspetiva simultaneamente técnico-científica e ética”.

Este 3.º ciclo arranca com um debate sobre a utilização da cannabis para fins terapêuticos, sendo composto por sete sessões, onde participarão oradores e comentadores de diferentes formações específicas,  permitindo assim o “diálogo transdisciplinar” que caracteriza a Bioética.



Em declarações à Just News, a regente da Unidade Curricular de Ética, Deontologia e Exercício Profissional, do Instituto de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), lembra que a iniciativa é um modelo de debates desenvolvido pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (IB-UCP), em que colaborou como oradora.

Ir além da "cultura do achismo"

“Numa reunião do Conselho Científico do IB-UCP, do qual faço parte, em que se avaliou o sucesso desta iniciativa, propus a realização de um 3.º ciclo em Coimbra, numa parceria conjunta entre o IB-UCP e a FMUC. A Direção e o Conselho Científico da FMUC acolheram e aprovaram a proposta”, relata. E acrescenta:

“É muito frequente as pessoas acharem sempre alguma coisa sobre os temas que discutem, na prática do que designamos a cultura do ‘achismo’. Porém, para uma verdadeira e consciente tomada de posição há que ir mais longe, não só no domínio das matérias, como na avaliação de diferentes perspetivas e à luz dos nossos próprios valores e convicções”, acrescenta a a professora auxiliar convidada da FMUC.

Pela primeira vez, serão envolvidas as várias faculdades da Universidade de Coimbra, assim como diversas ordens profissionais, na perspetiva de enriquecer e diversificar o debate, que será também aberto ao público presente.

A iniciativa destina-se são não apenas a alunos, docentes e investigadores, mas também a todos aqueles que na sociedade civil tenham interesse por estas matérias.



"A escola médica que mais promove a interação"

Duarte Nuno Vieira, diretor da FMUC, será o moderador desta primeira sessão. O responsável considera que este ciclo de debates é do “maior interesse e relevância” para a comunidade académica e para a sociedade em geral, até porque, conforme realça, “se revestiu de um assinalável sucesso nas suas anteriores edições”.

“A FMUC sempre foi, é e será sempre, a escola médica que mais promove a interação entre profissionais de saúde com outros profissionais e com a sociedade em geral, concretizando continuamente, isoladamente ou em colaboração, múltiplos momentos visando a dinamização de um conhecimento mais fundamentado sobre múltiplas matérias”, afirma. E prossegue:

“Trata-se, aliás, de uma característica muito própria da academia coimbrã, onde as tertúlias e os debates continuam, por exemplo, a ocupar um espaço de relevo na vida dos jovens estudantes universitário, numa postura que não se constata, nem de longe nem de perto, em nenhuma outra academia, pese embora os alardes de publicidade e de marketing em que tanto se empenham, talvez precisamente por lhes faltar precisamente este tipo de “substância”...” 

“Coimbra sempre privilegiou a pluralidade de visões”

Sobre os assuntos que estarão em debate ao longo das sete sessões, onde se incluem, por exemplo, a eutanásia, a violência doméstica e os alimentos e suplementos, Duarte Nuno Vieira refere que são transversais a diversas áreas do conhecimento e cujo debate e reflexão “ficará certamente melhor concretizado se contar com a colaboração de profissionais de outras áreas”.



Segundo o responsável, a Universidade de Coimbra "é, felizmente, uma Universidade onde as diversas Faculdades mantêm um relacionamento muito próximo e profícuo, a todos os níveis, e nomeadamente em termos do ensino e da formação e no âmbito científico". Assim, estes debates que têm início esta semana "contarão também com a participação de colegas de outras academias e de diversas ordens profissionais.”

O diretor da FMUC faz questão de sublinhar que “Coimbra sempre privilegiou a pluralidade de visões na certeza de que visões individuais são sempre, necessariamente, parciais. Esta é, seguramente, uma das nossas maiores riquezas...”.

Duarte Nuno Vieira espera que a iniciativa contribua para proporcionar a todos a visão ética transdisciplinar, que diz ser “tão importante quando refletimos sobre temas tão delicados”.

As sessões, que terão lugar na FMUC – Polo III, Subunidade 1, Anfiteatro 1, das 18.00h às 20.00h, são abertas à comunidade. A inscrição (sem certificado) é gratuita.

O programa completo de todas as sessões pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Telefone: +351 239 857 729 
E-mail: gea@fmed.uc.pt 



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda