KRKA

Doença celíaca: especialistas partilham diferentes perspetivas no Dia Mundial da Saúde

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Saúde, assinalado a 7 de abril, realizam-se, no mesmo dia, as II Jornadas da Saúde da Escola Profissional de Braga (EPB). O evento, dedicado à doença celíaca, conta com as intervenções de especialistas de Medicina Geral e Familiar, Ginecologia, Dermatologia, Psicologia e Pediatria. Haverá ainda lugar para uma visão mais religiosa "para celíacos e outros quaisquer".  

De acordo com a organização, a reunião, cuja inscrição é gratuita, é dirigida à comunidade escolar, encarregados de educação, profissionais de saúde, comunidade em geral, celíacos e respetivos familiares.

A iniciativa, subordinada ao lema "Atualiza-te! A doença celíaca existe", terá lugar no auditório do Parque de Exposições de Braga, e, durante a manhã, os oradores convidados abordarão temas como: "Informe-se: O seu médico de família pode ser a solução para o seu bem-estar", "A problemática da infertilidade" e "Consequências da doença nas relações interpessoais".

Da parte da tarde, Henedina Antunes, pediatra e gastroenterologista pediátrica do Hospital de Braga, falará sobre a importância do diagnóstico prévio, que "pode salvar uma vida", a Associação Portuguesa dos Celíacos partilhará igualmente a sua experiência e, sob o lema "A doença celíaca sem tabus", será dado o testemunho de alguns doentes, conhecidos do grande público, como é o caso de Sónia Brazão.

O evento encerra com a demonstração de "como confecionar um menu sem glúten, sem que haja contaminação" e um workshop de receitas isentas de glúten.

Estas jornadas são organizadas por Ana Rita Cunha, finalista do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde da EPB, com a colaboração de Henedina Antunes e de Ana Isabel Oliveira, enfermeira e cordenadora do Curso de Auxiliar de Saúde da EPB. 

O programa pode ser consultado aqui.

Inscrição
A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia para o endereço de e-mail: jornadasdasaudeepb@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda