KRKA

Doença mental e autonomia: Partilha de experiências sobre questões éticas na prática clínica

A Casa de Saúde de Idanha, sob a direção clínica do psiquiatra Pedro Varandas, organiza dia 30 de novembro o V Seminário de Ética. "Capacidade de escolha – responsabilidade: a decisão nas pessoas com doença mental" é o tema do evento que decorrerá em Belas, no Auditório Bento Menni, nas instalações desta unidade do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IIHSCJ).

A sessão de abertura conta com as presenças da presidente do IIHSCJ, Maria do Sameiro Martins, da coordenadora regional do Gabinete de Apoio Técnico de Saúde Mental da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Maia Correia, e do presidente da Comissão de Ética da CSI, Luis Leão Miranda.

"Transtornos cognitivos, livre arbítrio e responsabilidade" é o tema da primeira mesa redonda. Sob a moderação de Pedro Varandas, que assume igualmente o cargo de diretor clínico da Clínica Psiquiátrica de São José das Irmãs Hospitaleiras, a sessão tem a participação de Luis Madeira, assistente da cadeira de Ética Médica da Faculdade de Medicina de Lisboa.

A outra mesa, intitulada "Empowerment e autonomia pessoal em indivíduos com doença mental", terá os contributos de especialistas da Psiquiatria, Enfermagem e Psicologia.


Pedro Varandas assume, atualmente, a vice-presidência da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM).

O seminário encerrará com uma sessão "sobre questões éticas na prática clínica", onde serão partilhadas práticas e decisões no processo de tomada de decisão ética.

A propósito dos temas que estarão em debate na quarta-feira, a Comissão Organizadora recorda que "o respeito pela autonomia da pessoa conjuga-se com o princípio da dignidade da natureza humana", existindo pessoas "que, de forma transitória ou permanente, têm sua autonomia reduzida, como no caso das crianças, dos doentes mentais, entre outros".

Para mais informações: csi@irmashospitaleiras.pt  





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda