Doenças autoimunes: NEDAI dá visibilidade às consultas «fora dos grandes centros urbanos»

“Descentralizar e tornar visíveis as várias consultas de doenças autoimunes, que existem para lá dos grandes centros urbanos” foi um dos principais motivos que levou o Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) a realizar a sua última reunião em Elvas. A explicação é dada por António Marinho, coordenador do NEDAI.

O evento, que foi organizado pela Consulta de Doenças Autoimunes do Hospital de Santa Luzia, teve uma participação de perto de duas centenas de especialistas, que assistiram às sessões no auditório do Centro de Negócios Transfronteiriços daquela cidade alentejana.



Falando na sessão de abertura da XXII Reunião Anual do NEDAI, António Marinho fez questão de sublinhar que “o Núcleo está presente em todo o país, incluindo Madeira e Açores” e que a realização do encontro numa cidade mais pequena é, no seu entender, “uma forma de dinamizar as economias locais e de disseminar o conhecimento”.


Nuno Riso, António Marinho e Deolinda Portelinha.

Um dos pontos altos da cerimónia inaugural foi a homenagem que António Marinho quis prestar a dois internistas de relevo na história do NEDAI: Nuno Riso, que foi o seu primeiro coordenador, em 1994, e Deolinda Portelinha, tesoureira do Núcleo.

Na sua intervenção, o presidente da SPMI, Manuel Teixeira Veríssimo, referiu o papel de relevo que o NEDAI tem tido, desde a sua criação, no conhecimento das doenças autoimunes. “Como internistas, temos uma visão global do doente, mas também é natural que, face a tantos desenvolvimentos em Medicina, haja quem se dedique mais a determinada área”, disse.



José del Águila, responsável pela Consulta de Doenças Autoimunes do Hospital de Santa Luzia (Elvas) e coordenador local da XXII Reunião Anual do NEDAI, observou que foi uma honra organizar o encontro, “que permite a aquisição de novos conhecimentos e a partilha de experiências”.



Na sessão de abertura estiveram também presentes Vera Escoto, em representação do presidente do Conselho de Administração da ULS Norte Alentejano, Daniel Frias Dias, presidente da Assembleia Distrital de Portalegre da Ordem dos Médicos, e ainda Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas.


António Marinho e José del Águila.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda