Cepheid Talks

Doenças autoimunes: NEDAI aposta na formação

O Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes vai criar um programa para a formação e outro para competências em doenças autoimunes, revelou António Marinho, o novo coordenador do NEDAI, à saída da primeira reunião promovida pela nova direção do núcleo, que decorreu durante o XXI Congresso Nacional de Medicina Interna.

“Esta foi ainda uma reunião de transição, estamos a limar arestas. Estamos numa fase de identificação de problemas estruturais e à procura de oportunidades de crescimento, mas nos nossos objetivos está já a criação de um programa de competências e outro de formação, para internos e especialistas”, referiu.



António Marinho avançou ainda que o núcleo decidiu, nesta reunião, publicar trimestralmente o registo de doenças autoimunes na Medicina Interna. “Temos uma base de dados com o registo, que vai sendo atualizado, mas não há publicação. A divulgação é necessária para alicerçar e demonstrar o que estamos a fazer”, explicou o coordenador.

A nova direção foi eleita em abril. António Marinho, internista da Unidade de Imunologia Clínica do Hospital de Santo António, no Porto, é o sucessor de José Delgado Alves, diretor do Serviço de Medicina IV do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca. O novo coordenador dedica-se à área da autoimunidade há cerca de 12 anos e está ligado ao núcleo desde a sua fundação.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda