KRKA

Doenças do miocárdio e do pericárdio: Grupo de Estudo lança 1.º Ciclo de Formação Avançada

“Perante os avanços científicos na área das doenças do miocárdio e pericárdio torna-se necessário formar cada vez mais cardiologistas diferenciados”, refere Olga Azevedo, coordenadora do Grupo de Estudo de Doenças do Miocárdio e do Pericárdio (GEDMP), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).


Olga Azevedo

1.º Ciclo de Formação Avançada

Em declarações à Just News, a médica e responsável pela Consulta de Doenças do Miocárdio e Pericárdio do Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães, salienta que, "neste campo, os desafios para a prática clínica são cada vez maiores, daí a importância de uma formação altamente diferenciada".

E aproveita para anunciar o lançamento da primeira edição nacional do Ciclo de Formação Avançada em Doenças do Miocárdio e Pericárdio, "que acontecerá neste semestre".

“Com muitas doenças a terem, pela primeira vez, opções terapêuticas, quando antes apenas existia o tratamento sintomático, torna-se premente a necessidade desta formação que vai envolver todas as miocardiopatias”, frisa a cardiologista, que coordena o Centro de Referência Nacional e Europeu de Doenças de Sobrecarga do Lisossoma.

Facilitar a criação de "consultas estruturadas de miocardiopatias"

A iniciativa vinha a ser construída desde 2020, mas devido à pandemia teve de ser adiada. “Queremos lançar em força! Vai ser um esforço conjunto juntamente com uma equipa de especialistas prestigiados na área”, assegura Olga Azevedo. As inscrições estão previstas abrir durante o mês de maio.

Na sua opinião, o projeto formativo "vai ser extremamente relevante para todos os que queiram diferenciar-se nesta área e desenvolver consultas estruturadas de miocardiopatias nos seus centros”.

A ação está a ser desenvolvida em colaboração com a Academia Cardiovascular da SPC e dará acreditação através do European Acreditation Council for Continuing Medical Education.


Olga Azevedo com os restantes elementos da Direção do GEDMP: as vogais Ana Rita Almeida e Dina Bento 


Segundo Olga Azevedo, a equipa do GEDMP está também a planear mais duas iniciativas: o Ciclo de Formação Avançado em Miocardiopatias Raras, previsto para o final do ano, e o registo nacional de Amiloidose Cardíaca por Transtirretina, "em colaboração com todos os centros de Cardiologia".

GEDMP: 11.ª Reunião

A especialista interveio na sessão de abertura da 11ª reunião do GEDMP, que decorreu o mês passado, em Sesimbra, e destaca os temas que constituíram o programa do encontro: "os avanços na miocardiopatia dilatada, as inovações terapêuticas, a cardiogenética, a inteligência artificial e a miocardiopatia hipertrófica burn out."


Intervenção de Hélder Dores

O evento, que contou com mais de centena e meia de participantes, recebeu quase 50 casos clínicos de todo o país. Na sessão de abertura participou também Hélder Dores, em representação da direção da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda