«Sempre se dedicou às crianças e jovens com VIH/Sida»: Homenagem a Lino Rosado em Setúbal

É sob o lema "Doenças Infeciosas na Adolescência" que se vão realizar, em fevereiro, as IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infeciologia, onde será prestada homenagem ao pediatra Lino Rosado. Como habitual, a reunião é presidida por José Poças, diretor do Serviço de Infeciologia do Hospital de São Bernardo - Centro Hospitalar de Setúbal.

A organização do evento está a cargo da Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infeciosas (LACPEDI), cujo Conselho Consultivo é presidido precisamente pelo médico infeciologista. Este projeto, apresentado oficialmente em setembro, em Setúbal, visa "unir esforços entre os profissionais de saúde e a sociedade civil na prevenção das doenças infeciosas", bem como promover iniciativas e reuniões científicas.



Em declarações à Just News, José Poças explica que a LACPEDI "é uma Liga que envolve as entidades oficiais do setor da saúde, mas também a sociedade civil, daí que se tivesse escolhido o dia 13 de setembro para a apresentação do projeto, por ser o Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal e por anteceder o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

Adolescência e a "transmissão de agentes microbianos"

Relativamente ao tema escolhido para esta 4.ª edição das Jornadas Regionais Monotemáticas de Infeciologia, onde o foco está na adolescência, o médico sublinha que "a problemática da prestação de cuidados de saúde nesta fase etária reveste-se de particularidades únicas, designadamente no que concerne ao candente tema das que se relacionam com a transmissão de agentes microbianos". 



Quanto à Conferência de abertura, "subordinada desta vez ao tema da ´História da Sexualidade`, terá como conferencista um colega internista e endocrinologista com alguma experiência no exercício da medicina no teatro de guerra em África, Mário Carqueijeiro". 

José Poças acrescenta tratar-se de um "amigo de longa data e autor de um interessante livro recentemente editado, intitulado ´Desnudando o sexo dos anjos: Da biologia à História e da História às Estórias`". 

Lino Rosado: "Muito mais do que um Pediatra competente e respeitado"

Além dos temas científicos em debate e de alguns momentos culturais, "designadamente dois deles protagonizados por médicos," o médico realça a homenagem que será prestada ao presidente de Honra da reunião: "Lino Rosado é muito mais do que um Pediatra competente e respeitado pelos seus doentes e respetivas famílias, bem como pelos seus pares."  


Lino Rosado e José Poças, durante a apresentação da LACPEDI 

E recorda o seu exemplo: "Tendo-se dedicado fundamentalmente à hematologia não oncológica, perante a avassaladora emergência da pandemia da infeção por VIH, ao ver como vítimas os doentes mais inocentes de todos, ou seja, as crianças e, em particular, os recém-nascidos, não se intimidou perante o desconhecido, não arranjou falsos subterfúgios que muitos utilizaram para esconder de forma meio envergonhada a sua torpe postura de estigmatização dos afetados."

Entre outros rasgados elogios, José Poças destaca igualmente o "contributo decisivo" de Lino Rosado para que a transmissão vertical desta infeção se tenha tornado "perfeitamente vestigial no nosso País, o que é algo que é muito importante ser realçado neste momento".



A cerimónia de homenagem de quem "sempre se dedicou às crianças e jovens com VIH/Sida", realiza-se no último dia das Jornadas, antes da sessão de encerramento e entrega de prémios, e conta com as intervenções de Heliodoro Sanguessuga, Luís Caturra, Paolo Casella e Flora Candeias, além, naturalmente, do próprio José Poças.


O programa provisório pode ser consultado aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir