KRKA

Doenças transmissíveis na pessoa idosa em debate na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

O enquadramento atual das doenças transmissíveis na pessoa idosa (incidência e vigilância), as respetivas especificidades clínicas e os custos para o Sistema Nacional de Saúde são assuntos em debate no “6º Colóquio Envelhecimento, Saúde e Cidadania”, que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza no próximo dia 28 de outubro.

“Imunidade e especificidades das doenças transmissíveis na pessoa idosa” é o título deste 6º colóquio, a decorrer entre as 9h30 e as 17h30 nas instalações da ESEnfC - Polo B (S. Martinho do Bispo) e que é organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso (UCPEI) da instituição.

Além da perspetiva dos profissionais de saúde convidados, que falarão do “estado da arte” em matéria de prática de cuidados, neste colóquio será apresentado um olhar d’ “Os media no contexto das doenças transmissíveis”, título da comunicação a proferir por Bento Rodrigues, jornalista e pivô do canal de televisão SIC, que se associa a este debate numa mesa-redonda a partir das 11h15.

“Doenças transmissíveis mais comuns: situação na pessoa idosa”, por Cristina Valente, “Infeções hospitalares na pessoa idosa”, por Maria João Faria, “Aspetos específicos de prevenção das doenças transmissíveis na pessoa idosa”, por Margarida Prata, e “Infeções em idosos: quadro clinico”, por João Tavares (todos profissionais do CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), são os títulos das restantes comunicações do painel.

Antes, pelas 10h00, será apresentada a conferência “Vida saudável e envelhecimento ativo: EIT Health - uma oportunidade europeia - dados biográficos”, da responsabilidade de José Pereira Miguel (Faculdade de Medicina de Lisboa e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge).

 

Lançamento de duas publicações sobre saúde do idoso

Pelas 12h30, será feito o lançamento de duas edições da série monográfica Educação e Investigação em Saúde, que é editada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), pertencente à ESEnfC: a monografia nº 11, “Envelhecimento, Saúde e Cidadania” e a monografia nº 13, “Enfermagem de Saúde do Idoso”.

Já às 14h30, o professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, Manuel Santos Rosa, dará a conferência “Imunidade na pessoa idosa e especificidades das manifestações das doenças transmissíveis”.

A sessão de abertura do colóquio, às 9h30, será feita pela Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e pela coordenadora da UCPEI, Maria de Lurdes Almeida.

«O Censos de 2011 revelou o agravamento do envelhecimento da população portuguesa na última década, apontando para cerca de 19% da população com 65 ou mais anos de idade. Este incremento determina desafios diversos, entre os quais o das doenças transmissíveis que se estão a constituir como um grave problema de saúde pública. O aumento do risco de infeções, observado com o processo de envelhecimento, pode ser devido a mudanças fisiológicas inerentes ou a doenças crónicas associadas à idade e a intervenções médicas, cirúrgicas e de diagnóstico que os acompanham», afirma a organização do colóquio.

De acordo com a UCPEI da ESEnfC, «se quisermos enfrentar o desafio da complexidade das doenças transmissíveis na pessoa idosa, das suas repercussões individuais e comunitárias e das suas especificidades clínicas naquela população, os responsáveis políticos, cuidadores, professores e investigadores devem assumir um papel pró-ativo no cuidado clínico, formação, educação e pesquisa sobre problemas e questões que conformam o envelhecimento da população».

Para mais informações sobre este colóquio, podem os interessados consultar a página web do evento, em http://www.esenfc.pt/event/6cesc, o mesmo local destinado às inscrições e à submissão de comunicações.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda